Inflação E Taxas De Cambios
Casos: Inflação E Taxas De Cambios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Kalyza • 16/5/2014 • 1.789 Palavras (8 Páginas) • 251 Visualizações
Aqui falaremos um pouco sobre as taxas de juros, câmbio e a Inflação. Como tambem das medidas de tendência Central, de dispersão, Indice – números entre outros, e aboradaremos tambem um pouco de etica na vida economica, como ela esta presente em nossas vidas em varias situações.
4
2 DESENVOLVIMENTO Podemos dizer que Inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Porém, é popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços. Inflação é o oposto de deflação. Índices de preços dentro de uma faixa entre 2 a 4,5% ao ano é uma situação chamada de estabilidade de preços. Inflação "zero" não é o que se deseja, pois pode estar denunciando a ocorrência de uma estagnação da economia, momento em que a renda e, consequentemente, a demanda, estão muito baixas, significando alto desemprego e crise.
Você sabia? No ano 2012, a inflação brasileira foi de 5,84 % IPCA - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). E importante ressaltar que a meta establecida pelo BCB é de 4,5 % com margem de dois pontos para mais ou para menos.
Os economistas do mercado financeiro elevaram, na semana passada, sua previsão para o comportamento da inflação neste ano e em 2014, informou o Banco Central nesta segunda-feira (30) por meio do relatório de mercado, também conhecido como Focus. O documento da autoridade monetária é fruto de pesquisa com mais de 100 instituições financeiras
A taxa de juro é o preço ou o valor do dinheiro. Representa o custo a suportar pelo dinheiro que se pede emprestado - taxa de juro activa - ou o rendimento que se recebe quando se faz uma aplicação financeira – taxa de juro passiva. “ Temos como fazer a taxa de juros lá na frente voltar para sua trajetoria declinante com a vantagem de podermos desfrutar de uma taxa de câmbio mais competitiva”, dize Coutinho ( Presidente BNDS)
Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medida em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional, é a relação cambiaria que existe entre duas moedas de paises diferentes.
Medida de tendencia central é um valor único que tenta descrever as caracteristicas de um conjunto de dados, identificando uma posição central dentro do conjunto de dados. Medidas mais comuns: Média, Mediana e Moda.
As medidas de posição (média, mediana, moda…) descrevem apenas uma das características dos valores numéricos de um conjunto de observações, o da tendência central. Porém, nenhuma delas informa sobre o grau de variação ou dispersão dos valores observados. Em qualquer grupo de dados os valores numéricos não são semelhantes e apresentam desvios variáveis em relação a tendência geral de média. As medidas de dispersão servem para avaliar o quanto os dados são semelhantes, descreve então o quanto os dados distam do valor central. Desse jeito, as medidas de dispersão servem também para avaliar qual o grau de representação da média.
È fácil demonstrar que apenas a média é insuficiente para descrever um grupo de dados. Dois grupos podem ter a mesma média, mas serem muito diferentes na amplitude de variação de seus dados.
Técnicas de amostragens é o estudo de um pequeno grupo de elementos retirado de uma população que se pretende conhecer.
5
Esses pequenos grupos retirados da população são chamados de Amostras.
Por que realizar um estudo por amostragem?
Como a amostragem considera apenas parte da população, diferentemente de um censo, o tempo para análise e o custo são menores, além de ser mais fácil e gerar resultados satisfatórios.
Veremos a seguir as principais técnicas de amostragem, divididas em probabilísticas e não-probabilísticas:
Técnicas Probabilísticas (aleatórias)
As técnicas probabilísticas garantem a possibilidade de realizar afirmações sobre a população com base nas amostras. Normalmente, todos os elementos da população possuem a mesma probabilidade de serem selecionados. Assim, considerando N como o tamanho da população, a probabilidade de cada elemento ser selecionado será 1/N. Estas técnicas garantem o acaso na escolha.
São técnicas probabilísticas:
Amostragem Aleatória Simples
Amostragem Estratificada
Amostragem Sistemática
Amostragem por Conglomerados
Amostragem Acidental
Técnicas Não-Probabilísticas (não-aleatórias)
Amostragem Intencional
Métodos ou Técnicas de Amostragem Os métodos para seleccionar uma amostra podem ser agrupados nas “duas” famílias seguintes: Amostras Casuais, Probabilísticas ou Aleatórias e Amostras Não Casuais, Não Probabilísticas ou Não Aleatórias. Constituição das principais Amostras Casuais, Probabilísticas ou Aleatórias Os métodos de Amostragem Probabilísticos são preferíveis quando o utilizador pretende extrapolar com confiança para o Universo os resultados obtidos a partir da amostra. Neste tipo de amostragem é possível demonstrar a representatividade da amostra assim como calcular estatisticamente o grau de confiança com o qual as conclusões tiradas da amostra se aplicam ao Universo.
6
Os numeros-índices são medidas estatísticas freqüentemente usadas por administradores, economistas e engenheiros, para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas em áreas relacionadas como preços de matérias-primas, preços de produtos acabados, volume físico de produto etc. Mediante o emprego de números-índices é possível estabelecer comparações entre: a) variações ocorridas ao longo do tempo; b) diferenças entre lugares; c) diferenças entre categorias semelhantes, tais como produtos, pessoas, organizações etc.
A deflação pode ser gerada por uma procura agregada inferior à da oferta do produto potencial e daqui pode ganhar um ritmo próprio ao estabelecer-se na economia criando expectativas de deflação para os anos futuros. Os preços acabam caindo sempre que sobram mercadorias por falta de consumidores. Como as empresas não conseguem vender como antes, mesmo a preços menores, o faturamento e o lucro também acabam reduzidos. Para não ficar no prejuízo, elas são obrigadas a diminuir o ritmo da produção e a demitir funcionários. Com o desemprego alto,
...