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Japão - Cultura Geral

Por:   •  12/4/2015  •  Resenha  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  477 Visualizações

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UNIVERSIDADE TIRADENTES

O ESTILO INTERNACIONAL: TEMA E VARIAÇÕES -

FICHAMENTO

DALMSON SOARES FONTES

ARACAJU

SETEMBRO – 2013


O ESTILO INTERNACIONAL: TEMA E VARIAÇÕES -

FICHAMENTO

Fichamento entregue ao professor José Walter Chou da disciplina de Fundamentos do Projeto de Arquitetura e Urbanismo, turma N02 do 2º período, turno matutino do curso de Arquitetura e Urbanismo.

     

Universidade Tirantes

Aracaju -  19/09/2013

O Estilo Internacional: tema e variações, 1925-65

Mudança de paradigma arquitetônico (pag. 303)

Arquitetura inicial e parcialmente justificada pela guerra mas que depois ganhou identidade, caracterizada por sua modularidade e flexibilidade disfaçados.

Arquitetura “Saudável” (pag. 304 ; 305)

Schindler e Neutra atentaram-se e preocuparam-se em desenvolver e construir edificações pensadas de forma a contribuir para bem estar e o bom funcionamento psicofisiológico do habitante, utilizando-se do projeto à disposição e adição de elementos decorativos para tal.

Mudança histórica da arquitetura (pag. 306 ; 307)

Estabelecimento da Nova Arquitetura segundo os novos estilos experimentados em grande parte da Europa, o Estilo Internacional cria um marco.

Surgimento de grupos de estilos arquitetônicos (pag. 308 ; 309)

Até 1950 haviam sido criados alguns grupos de arquitetos com estilos e ideais em comum dispostos a organizarem e tornar suas obras melhor construídas e resolvidas dentro do que propunham como arquitetura:

  • MARS: Modern Arquitectural Research Group
  • ATO: Arquitect’ and Technicians’ Organization
  • GATA-PAC: Grupos de Arquitectos y Técnicos Españoles para el Progreso de la Arquitectura Contemporánea

Aquitetura Moderna - Niemeyer e Burle Marx (pag. 310 ; 311)

No Brasil o movimento da arquitetura moderna de meados do século XX foi representado por Niemeyer e Burle Marx, com seu Jardim e Cassino da Pampulha, ambos foram os propulsores no Brasil.

Harmonia arquitetônica e social (pag. 312 ; 313)

Niemeyer declarou em 1950 a necessidade da sintonia entre arquitetura e a sociedade. Deixou claro que a arquitetura não se justifica sozinha, descontextualizada. O valor social é pronto crítico e sempre será em um projeto.

O Estilo Internacional chega ao Japão (pag. 314 ; 315)

Raymond era Tcheco mas vivera boa parte de sua vida nos Estados Unidos, foi responsável pela introdução do Estilo Interncional no Jopão, em 1923, com criação d primeira casa em concreto armado. Ela era muito reconhecida pois havia sido detalhada para invocar o tradicional método de construção japonês em madeira.

Arquitetura no pós-guerra no Japão (pag. 316 ; 317 ; 318)

Um Japão renovado começa a surgir, onde a energia criativa do seu povo começa a ser liberada. Começou-se a parar para refletir sobre a tendência da evolução tecnológica humana, porque tende para o desumano sempre levada pelo interesse econômico… Reflexos dos pós-guerra.

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