Jeitinho Brasileiro, Controle Social E Competição
Exames: Jeitinho Brasileiro, Controle Social E Competição. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: tmoraisdamasceno • 18/9/2013 • 249 Palavras (1 Páginas) • 1.516 Visualizações
MOTTA, Fernando. ALCADIPANI, Rafael. Jeitinho brasileiro, controle social e competição. RAE Revista de Administração de Empresas ,Jan./Mar. 1999, v. 39 • n. 1
Cenas que explicam o que seria o jeitinho brasileiro acontecem cotidianamente na vida de muitos, com simples exemplos de ir a locais que atendem um número preestabelecido de pessoas e alguns apesar de não poderem mais ter atendimento com uma conversa convencem de que precisam por algum motivo serem atendido, e a exceção é concedida. Mas essa forma de se pensar individualmente é herança de toda a história do Brasil, no tempo colonial o estado defendia interesses da elite minoritária, que era e ainda consegue ser dominante sobre o resto da população.
É citado a principal causa do jeitinho, o formalismo, que consiste em um descumprimento da lei que acontece sem punições para tal, mas tudo isso é permitido também pela ligação das características da cultura brasileira. O que diferencia o jeitinho da corrupção é que não existe lucro para ator que concedeu a outro o descumprimento de algo determinado, para que possa alcançar algum objetivo. Além disso independe de algum cargo hierárquico para consegui-lo. Se analisado como um processo que tem suas raízes na cultura brasileira o jeitinho foi construído pela sociedade como um controle social.
Uma explicação para que as pessoas possam sair dos padrões que devem seguir para conceder ao outro uma exceção, é o ego do sujeito, que se sente confiante e capaz para alcançar um objetivo fora do que é comum.
...