Jogo
Tese: Jogo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 030682 • 12/5/2014 • Tese • 437 Palavras (2 Páginas) • 332 Visualizações
1.1 Desenvolva um texto explicando com suas palavras qual o papel o professor durante as ações lúdicas não só na educação infantil, como também nos anos iniciais do ensino fundamental porque o brincar é necessário para o desenvolvimento integral das crianças Seu texto deve: • fazer referência ao conteúdo da Aula 1; • enfatizar a ação do professor na estimulação da criança; • ter entre 6 e 8 linhas. Valor: 0,0 a 0,5
É através das brincadeiras que todos nós se descobrimos, como aprender algo novo, vamos observar até onde vai o limite de nossas crianças, vejo a brincadeira como ponto de partida é ela que nos desperta uma emoção de interagirmos com os obstáculos que aparece, não basta ir a escola aprender a ler e escrever, sem nenhuma dinâmica, sem usar das diversas brincadeiras que nos despertarão. Os conteúdos que estão sendo apresentados em sala de aula passam a ser cansativos ao invés de ser prazeroso, por este motivo que temos que diversificar com as brincadeiras nos conteúdos apresentados.
1.2 No texto da Aula 1 você encontra conceitos importantes de autores. Copie abaixo o texto de Huizinga que explica a origem do termo jogo. Não esqueça que toda cópia de outro autor precisa citar o nome do mesmo no final. Valor: 0,0 a 0,3
O jogo é uma atividade de ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da “vida cotidiana”. Assim definida, a noção parece capaz de abranger tudo aquilo a que chamamos “jogo” entre os animais, as crianças e os adultos: jogos de força e de destreza, jogos de sorte, de adivinhação, exibições de todo gênero (HUIZINGA, 2004, p. 33).
1.3 No final da Aula 1 encontram-se os conceitos fundamentais que você precisa assimilar para continuar seus estudos sobre a ludicidade. Escolha três que você considera mais significativos e copie abaixo: Valor: 0,0 a 0,3
Brincadeira: é a ação lúdica, espontânea, momento de criação imaginária, representações variadas e de interação social. Exemplos: Esconde-esconde, cabo de guerra, construção de torres, quebra cabeça, etc.;
Jogo pedagógico: atividades que favorecem a aprendizagem, independentemente de estar relacionado a determinado conteúdo. Exemplo: montar um quebra-cabeça desenvolve a atenção, a concentração, o raciocínio lógico e a capacidade de análise e síntese.
Lúdico: toda ação voluntária que proporcione alegria, diversão, prazer, satisfação, independentemente do resultado. Exemplos: brincar, caminhar, cantar, cavalgar, correr, dançar, dramatizar, escalar, fazer-de-conta, imaginar, jogar, ler, modelar, nadar, passear, pedalar, pintar, pular, rir, etc. .( MARTINI, 2014, P.28)
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