Leitura E Escrita De Listas
Pesquisas Acadêmicas: Leitura E Escrita De Listas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anabara03 • 26/7/2014 • 2.358 Palavras (10 Páginas) • 352 Visualizações
Leitura e escrita de listas
As atividades de leitura e escrita de listas propiciam a reflexão sobre o sistema de escrita. É importante frisar que as listas são textos com propósitos específicos: têm por função organizar dados ou então servem de apoio à memória; assim, procure sempre apresentar aos alunos listas que tenham também um propósito. Além disso, os elementos de uma lista costumam estar organizados de acordo com um critério, e esse critério precisa ser conhecido e compreendido pelos alunos. Isso não acontecerá se o critério da lista for, por exemplo, “palavras que come¬çam com M” - a menos, é claro, que seja uma agenda ou uma lista telefônica.
Apresentamos a seguir algumas sugestões de listas que podem ser usadas em atividades de leitura e de escrita - aproveite-as para desenvolver atividades variadas, seguindo encaminhamentos semelhantes aos propostos aqui.
Para a escrita
Aqui estão algumas listas que você pode usar em atividades de escrita.
Ingredientes de uma receita.
Materiais necessários para fazer uma pipa ou outro brinquedo.
Animais que serão estudados em um projeto.
Personagens prediletas dos gibis.
Títulos das histórias já lidas em classe.
Para a leitura
Veja a seguir ou¬tras idéias para construir atividades de leitura.
Marcar, em uma lista, a história que foi lida no dia anterior.
Marcar, em uma lista, a história que deseja ouvir novamente.
Marcar, em uma lista, a história que o professor ditou.
Localizar em uma lista de frutas quais serão utilizadas na salada de frutas.
Encontrar em uma lista a brincadeira que já sabe e que pode ensinar aos colegas.
“Na cozinha da bruxa tem...”
Objetivo
Avançar no conhecimento da escrita ao escrever segundo suas hipóteses e confrontar o que sabe com o colega.
Planejamento
Quando realizar? Ao longo do ano.
Organize, durante a semana, vários momen¬tos dedicados a atividades de escrita ou leitura, com o objetivo de favorecer o avanço do que os alunos sabem sobre o sistema de escrita.
Como organizar os alunos? Em duplas nas quais ambos ainda não dominam o sistema alfabético de escrita e escrevem segundo hipóteses próximas; os que já escrevem convencionalmente também devem formar duplas e desenvolver a atividade.
Que materiais são necessários? Lápis e papel.
Duração: cerca de 40 minutos.
Encaminhamento
Antes de começar a atividade, planeje a organização das duplas consideran¬do os conhecimentos dos alunos sobre o sistema de escrita. Lembre-se de, periodicamente, fazer a sondagem para saber em que momento se encontra cada um. Em relação a suas hipóteses de escrita, considere que podem ser agrupados assim:
alunos pré-silábicos com alunos silábicos com valor sonoro convencional;
alunos silábicos que utilizam as vogais com seus valores sonoros com alu¬nos silábicos que utilizam algumas consoantes, considerando seus valores sonoros;
alunos silábicos que utilizam algumas consoantes com seus valores sonoros com alunos silábico-alfabéticos;
Ou
alunos silábico-alfabéticos com alunos alfabéticos;
Ou
alunos alfabéticos com alunos alfabéticos.
A proposta de escrever a lista do que poderiam encontrar na cozinha de uma bruxa pode ser bem divertida. Converse com a classe, fazendo-os relembrar o que sabem a respeito de bruxas, pelas histórias que já conhecem.
Incentive as sugestões bem-humoradas de ingredientes e objetos inusitados. Além dos caldeirões, é possível que mencionem: asas de morcego, olhos de barata, gosmas de lesma e outros similares. É importante que entrem na brincadeira e se sintam à vontade para sugerir os elementos mais absurdos. O levantamento oral descontraído é muito produtivo; quando forem cuidar de escrever de fato, já terão muitas idéias entre as quais escolher.
Para que mobilizem tudo o que sabem sobre o funcionamento do sistema de escrita é necessário que escrevam de forma autônoma. Assim, não é o caso de escrever as sugestões na lousa, nem que seja para apagá-las depois, o que transformaria a atividade em mera cópia, ou em exercício de memória.
Relembre aos alunos que, como se trata de uma atividade em duplas, preci¬sam discutir suas idéias com o colega, até chegarem a um acordo.
Quando todos tiverem terminado ou o tempo previsto se esgotar, peça que cada dupla escolha o elemento mais engraçado de sua lista para contar aos colegas. Vá organizando na lousa uma grande relação daquilo que se pode encontrar na cozinha de uma bruxa.
O QUE FAZER...
... para atender o maior número de crianças que necessitam de ajuda?
Circule pela classe, observe especialmente as duplas de alunos que ainda não escrevem convencionalmente. Verifique se o trabalho está sendo produtivo e, se for o caso, interfira sugerindo que:
Cada um dê sugestões para acrescentar à lista. Pergunte, por exemplo: O que mais poderemos encontrar na cozinha da bruxa?
O aluno opine em relação à escrita. Pergunte, por exemplo: Com que letra se escreve...? Você concorda que é com essa letra, como disse seu colega?
Se perceber que têm dificuldade para refletir sobre as letras, ofereça as informações necessárias, dê dicas que os ajudem a continuar o trabalho, com perguntas do tipo: O que podemos escrever agora? Com que letra vocês acham que começa? Vocês acham que o nome da colega... pode ajudá-los a escrever essa palavra?
De
...