Letramento E Alfabetizaçao
Dissertações: Letramento E Alfabetizaçao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: talitacarolinee • 24/4/2014 • 2.800 Palavras (12 Páginas) • 326 Visualizações
Introdução
O ato de ler e escrever deve começar a partir de uma compreensão muito abrangente do ato de ler o mundo, coisa que os seres humanos fazem antes de ler a palavra.
Até mesmo historicamente, os seres humanos primeiro mudaram o mundo depois revelaram o mundo e seguir escreveram as palavras.
Alfabetizar letrando é ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sócias da leitura e da escrita, assim o educando deve ser alfabetizado e letrado. A linguagem é um fenômeno social, estruturada de forma ativa e grupal do ponto de vista cultural e social.
Estar Alfabetizado é
“Estar alfabetizado é ser capaz de compreender diferentes tipos de textos, possuir um repertório de procedimentos e habilidades para relacioná-los em um campo social determinado. “ Raimunda da Silva Campos
“Estar alfabetizado é ter a oportunidade de descobrir novos horizontes.” Antonieta Sena de Sousa Moraes.
“Estar alfabetizado é ter o direito de saber ler e escrever, significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações; significa ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos. A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético de escrita, sendo capaz de ler e escrever, com autonomia, textos de circulação social que tratem de temáticas familiares ao aprendiz.” Creusa Pereira Faria
“Estar alfabetizado é compreender o sistema alfabético de escrita sendo capaz de ler e escrever com autonomia. Mais do que isso estar alfabetizado é conhecer um mundo novo.” Talita Caroline Campos Ferreira
“Estar alfabetizado é conhecer os símbolos gráficos da linguagem verbal sendo capaz de produzir mensagens compreensíveis para outros alfabetizados, melhorando a comunicação entre os sujeitos.” Neuricélia
Estar alfabetizado é se desenvolver em um contexto de letramento como início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes de caráter prático em relação a esse aprendizado; entendendo que a alfabetização e letramento, devem ter tratamento metodológico diferente e com isso alcançar o sucesso no ensino aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada nas nossas escolas. Letramento é informar-se através da leitura, é buscar notícias e lazer nos jornais, interagir selecionando o que desperta interesse, divertindo-se com as histórias em quadrinhos, seguindo receitas, a lista de compras de casa, se comunicando através do recado, do bilhete, do telegrama. Letramento é ler histórias com o livro nas mãos, é emocionar-se com as histórias lidas, e fazer, dos personagens, os melhores amigos. Letramento é descobrir a si mesmo pela leitura e pela escrita, é entender quem somos e descobrir quem podemos ser.
Ser alfabetizado não se trata apenas de ser capaz de juntar letras para formar sílabas, juntar sílabas para formar palavras e palavras para formar frases. O aprendizado da leitura e da escrita deve ocorrer em situações reais, onde estas tenham uma função social concreta, e que a tarefa do aprendiz seja basicamente a de buscar o sentido do texto. Todos devemos nos tornar leitores à medida que aprendemos a ler e assim também deve ser com a escrita. Entendemos como alfabetizado aquele que sabe ler e escrever silabas simples e a partir do momento que os alunos estão decodificando estão alfabetizados. É importante o aluno saber interpretar um texto, e não apenas ler como papagaio. Aluno alfabetizado é aquele que consegue se comunicar utilizando à escrita. Acreditamos ser importante o aluno saber para que serve socialmente saber ler e escrever, portanto, conhecer a função social da escrita.
O letramento é mais que alfabetização é saber ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno. Uma criança alfabetizada Uma criança alfabetizada é uma criança que sabe ler e escrever; uma criança letrada é uma criança que tem o hábito, as habilidades e até mesmo o prazer de leitura e de escrita de diferentes gêneros de textos, em diferentes contextos e circunstâncias.
Assim, é possível considerar que letrar é direcionar, conduzir a criança ao exercício das práticas sociais de leitura e escrita, é inseri-la ao campo das letras em seu sentido e contexto social, é fazer com que a criança tome gosto pelo hábito de ler, e a alfabetização compreende a decodificação e assimilação dos signos linguísticos; alfabetizar está em inserir a criança para a prática da leitura, ou seja, fazer com que se aprenda a ler, mas isso não implica em criar hábito da leitura, pois sabemos que há sujeitos alfabetizados que necessariamente não tomam gosto pelo hábito de ler, ou não leem com frequência, dizemos portanto que não basta alfabetizar a criança, é preciso letrá-la ou conduzi-la aos diversos tipos de expressões textuais, é capacitar a criança a criar relações com práticas de leitura e escrita, é compreender e questionar, sobretudo fazer a chamada leitura do mundo a partir de suas práticas sociais.
Definindo os termos
Decodificar: Identificação e interpretação dos sinais linguísticos por um receptor, sendo que na teoria da informação seria um processo em que o indivíduo que recebe uma mensagem traduz os sinais, em dados significativos, claros e elucida tórios.
Ler: Pode ser um processo de descoberta, uma tarefa desafiadora, ou mesmo lúdica. Porém, será sempre uma atividade de assimilação de conhecimentos, de interiorização, de reflexão. Mais que decodificação, a leitura é uma atividade de interação, onde leitor e texto interagem entre si, obedecendo a objetivos e necessidades socialmente determinados.
Escrever: representar por caracteres ou sinais gráficos; redigir; grafar; compor uma obra literária.
Autonomamente: Independente de supervisão, acontece de forma autônoma.
Aprendizagem: é o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação.
Conhecimento: É o saber, a instrução e a informação.
Gêneros Literários
Conto: O conto é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista
...