Letramento E Alfabetização
Exames: Letramento E Alfabetização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunecairon • 10/3/2014 • 1.956 Palavras (8 Páginas) • 338 Visualizações
Etapa 1
ALFABETIZAÇÃO
O significado de estar alfabetizado visto pela ótica da educação é ensinar o código escrito, os signos e os seus significados, codificar e decodificar palavras, culminando na leitura. Desde o final da década de 80, mudanças têm ocorrido no conceito de alfabetização, com a chamada globalização educacional a mídia tem feito muito o papel de alfabetizar. Através dos famosos “dingles”, a máquina capitalista tem adentrado não só os lares como dentro das escolas e fazendo crianças de até 2 anos identificar através da mensagem subjetiva, ler as imagens coloridas de anúncios de refrigerantes. E isso é apenas a ponta do iceberg, hoje em dia a palavra mídia vai muito além dos comerciais de TV. Ela é a internet, os sites de relacionamentos, as mensagens de celular, as correspondências via email, etc., enfim a relação entre cultura e educação sugere novas formas de interação entre pessoas e conhecimento, por isso estar alfabetizado hoje significa mais do que apenas decodificar símbolos e produzir pequenos textos. Alfabetização refere-se a um conhecimento obtido, estável e que serve de base para a descoberta e produção de novos conhecimentos, e por isso não podemos e nem devemos confundir com os analfabetos funcionais. Uma pessoa que, mesmo sabendo ler e escrever frases simples, não possui as habilidades necessárias para satisfazer as demandas do seu dia-a-dia e se desenvolver pessoal e profissionalmente é considerado um analfabeto funcional. Partindo deste pressuposto concluímos que indubitavelmente o letramento e a alfabetização estão intrinsecamente relacionados, pois a alfabetização é um processo dentro do letramento. A criança, mesmo não alfabetizada, já pode ser inserida em um processo de letramento. Pois, ela faz a leitura incidental de rótulos, imagens, gestos e emoções, que desde o seu nascimento foi introduzido pelo núcleo familiar, pela sociedade, pela mídia através de manifestos simbólicos ou não. Assim o contato com o mundo letrado ocorre muito antes da criança conhecer o alfabeto, e vai além deste. Desta forma decodificar as letras, reproduzir seus sons e através disso conseguir ler e escrever o nome ou produzir um bilhete simples é estar alfabetizado.
Definição dos conceitos: decodificar, ler, escrever, aprendizagem conhecimento segundo as idéias de Faraco
Embasadas na leitura de Faraco (2006) podemos relacionar diversas etapas da alfabetização que resultam neste completo desenvolvimento lingüístico.
O desenvolvimento da capacidade de reconher os símbolos, e reproduzir seus sons adequadamente é o ato de decodificar. Aprender a ler também é decodificar, é um procedimento utilizado pelo leitor para identificação das relações grafemas (letras) e fonemas (sons). Mas mesmo assim, o que parece ser tão fácil Faraco nos mostra primeiramente que a aquisição da leitura e escrita, portanto alfabetização é um processo complexo e cheio de nuances.
"Aprender a ler como se a leitura fosse um ato mecânico, separado da compreensão, é um desastre que acontece todos os dias. Estudar palavras soltas, silabas isoladas, ler textos idiotas e repetir sem fim exercícios de cópia, resulta em desinteresse e rejeição em relação a escrita." (Carvalho 2002).
Definição dos conceitos:
Decodificar: Decifrar o que está codificado; o que está em símbolos.
Ler: Percorrer com a vista (o que está escrito), proferindo ou não as palavras, mas conhecendo-as (e interpretando-as). Ser capaz de reconhecer palavra(s) ao vê-la(s) escrita(s).
Escrever: Representação por meio de escrita. Criar (obra literária, cientifica, etc.).
Autonomamente: Derivado da palavra autônomo, que significa “que não depende de outro”.
Aprendizagem : Ato, ou processo ou efeito de aprender.
Conhecimento: Ato ou efeito de conhecer. Informação ou noção adquiridas pelo estudo ou pela experiência. Todos esses conceitos culminam na definição de alfabetização e letramento. Mais precisamente a letramento, pois alfabetizado individuo até pode ser, mas para ele dominar a escrita e ser capaz de produzir textos qualitativos, ele precisa ter conhecimento do que fala, do que produz e do que escreve.
.
Etapa 2
Tabela de Gêneros Textuais de acordo com a faixa etária.
Nome do texto - Autor Tipologia - Genêro Faixa etária indicada
Salada, saladinha - Pamplona e cia Parlendas 1 à 2 anos
Gibis - Turma da Mônica - Maurício de Souza Histórias em Quadrinhos 2 à 3,5 anos
Fábulas de Monteiro Lobato com ilustrações de Manoel Victor Filho Fábulas 4 à 5 anos
Correio Criança - Autor Jornal Correio Popular Notícias 6 à 7 anos
Dicionário Aurélio Ilustrado Verbetes Acima de 7 anos
Referencias bibliográficas dos temas escolhidos.
Salada, Saladinha - Parlendas - Série na Panela do Mingau
Autor: Pamplona, Rosane; Nóbrega, Maria José
Editora: Moderna
Temas:Folclore, Cultura Popular
Justificativa: As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças. de ouvir histórias e prestam muita atenção aos movimentos, tom de voz e sons usados pelo contador em suas narrativas. Além disso, as histórias ajudam no desenvolvimento da linguagem dos pequenos e na criação de vínculos entre eles e o professor.
Turma da Mônica.
Autor: Mauricio de Souza.
Editora: Panini
Justificativa:
...