Letramento E Alfabetização
Casos: Letramento E Alfabetização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karinafeitosa201 • 1/10/2014 • 1.213 Palavras (5 Páginas) • 333 Visualizações
Etapa 1
Passo 2
Ano/época Marco histórico Escolarização Alfabetização
Década de 40
Século XX Época em que se intensificou a democratização da escola. A escola passou a receber um numero de alunos maior e heterogêneo. Menos de 50% das crianças brasileiras conseguem romper a barreira da 1º serie, ou seja, aprender a ler e escrever.
Até os anos 80 do século XX Em 1987, surge o Fórum Nacional de Defesa da Escola Pública, com o objetivo de tornar um direito a todos o acesso à educação. A parte que envolve a escolarização, podemos afirmar que havia uma falta de projetos e comprometimentos , pois os país vivia um momento de transição no qual a educação não era vista como de grande importância. Através de ensinamento rígido, professores aplicavam atividades para os alunos, na maioria das vezes sempre com o uso de cartilhas escolares, para auxiliar os alunos na escrita, leitura e memorização.
Anos 90 do século XXI até inicio do século XXI A reconstrução da democracia possibilitou que as pesquisas na área educacionais livrassem uma diversificação nas temáticas e nas metodologias. A escolarização básica e educação continuada para que possam responder ás crescentes necessidades formativas da juventude e das pessoas adultas no Brasil contemporâneo. Também o prócer-
Ossos didáticos de alfabetização acompanha essa nova concepção trocou as cartilhas por livros didáticos.
Século XXI até dias atuais Em nossos pais a educação ganhou destaque como uma das utopias da modernidade. A escola por sua vez consolidou-se como lugar necessariamente institucionalizado para o preparo das novas gerações. Saber ler e escrever se tornou instrumento privilegiado de aquisição de saber, esclarecimento e imperativo da modernização e desenvolvimento social. Em nosso país, a historia da alfabetização tem sua face mais visível na historio dos métodos de alfabetização, tem-se gerando tensor disputas relacionadas com antigos e novas, explicações para um mesmo problema: a dificuldade de nossos crianças em aprender a ler e a escrever.
Passo três
Relatos sobre o processo de alfabetização:
Karina Ra:7093554873
*Foi alfabetizada antes de entrar na escola, pois sua tia era professora, com 5 anos já consiga ler e escrever algumas palavras. As boas recordações eram os estímulos que recebia, pois quando acertava algo recebia um doce em troca.
Marcos Ra:
Não foi alfabetizado no pré com uso de cartilha, sim por uma tia que não era professora, antes de 5 anos, foi alfabetizado, sim a tia e alguns primos que já eram alfabetizados .As recordações eram os elogios que recebia quando acertava. As recordações ruins eram os gritos que escutava por conta de sua preguiça.
Ana Paula Ra:
Foi alfabetizada com 4 anos na pré-escola, tem boas recordações de sua professora, pois era muito delicada com cada aluno. Gostava de fazer atividades bem divertidas, a única recordação ruim era pois não gostava de acordar cedo.
Gislene Ra:
Foi alfabetizada na 1 serie, através de musicas e imagens, porem a sua recordação da professora é maravilhosa, pois ela era muito encantadora, pois tratava os alunos como se fossem seus filhos. Não tem recordação ruim.
Emanuel Ra:
Foi alfabetizado pela mãe, pois ela era muito rígida e também fazia estudar todas as tardes das 11:00 ate 13:00,por volta de 7 anos através de caderno de caligrafia. Também tinha a ajuda dos irmãos mais velhos, que ensinava ele. Não tem recordações ruins.
Etapa 2
Passo 1
Termo: Conceito: Significado: Característica:
Analfabeto É também significativo que nos É também de utilização corrente de universal compreensão entre nós, segundo o mesmo dicionário analfabeto é “aquele que vão saber ler nem escrever” Não possui habilidades de ler, escrever e compreender.
Alfabetizado Uma pessoa alfabetizada sabe ler e escrever com compreensão e a que tipo de material escrito essas habilidades devem aplicar-se (um enunciado curto e simples sobre a vida cotidiana) Isto é aquele que aprendeu a ler e escrever, como o contrario do termo analfabeto, e que não tenhamos palavra para designar aquele que vive em estado de analfabetismo. Entre tanto são definições arbitrarias com que fundamento seleciona-se certa habilidade (ler e escrever com compreensão nem mesmos considerar a ambiguidade da expressão “com compreensão”) e um determinado tipo de material escrito.
Alfabetização Que designa a ação de alfabetizar O ato de ensinar a ler e escrever Caracterizando-se como um aspecto envolvido no movimento histórico, como pratica escolar e como objeto de estudo.
Alfabetismo/letramento Alfabetismo- estado ou condição em que o individuo se encontra
Letramento- ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde
...