TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lingua E Fala

Artigos Científicos: Lingua E Fala. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 4

As pessoas gostam de falar das variações linguística brasileiras. Causam tristea ou indignação quando apenas as formas de linguística de prestigio são as corretas. Alguns falars ao considerados formas erradas e são cercados de preconceito.

Ferdinand de Saussure é considerado o pai da linguística ele a explica de forma precisa e objetiva.

A famosa dicotomia- língua-fala. A língua é dividida em 2 lados u individua e um social um é a língua e o outro é a fala. A identidade da língua que faz cidadão pertencente a seu pais.t

A língua é a mesma porem a fala é diversificada não reconhecend a diversidade da língua que tem no brasil as pessoas que falam a língua não prestigiada são vivitmas de discriminação.

Saussure no século XX admite a necessidadede uma área de estudo q se preocupasse com a indivudualidade e com a multiplicidade, porem so por volta doe 1960 nasceu a verdadeira sociolinguística. A sociolinguística vem contribuir para a compreensão da língua por meio da sua relação com a sociedade e de como a linga varia e muda de acordo com o contexto e os relacionamentos sociais.

A língua serve para comunicação, estão estreitamente ligadas aos seus usuários, as línguas variam e as línguas mudam.

O objetivo primordial da língua é a comunicação dos seus usuários. A língua como instituição social impõe-se ao individuo, como um elemento de coesão e organização social, enquanto a fala faz com que a língua varie, evolua e se modifique.

A variação linguística pode ocorrer em todos os níveis da língua: lexical, fonético, morfológico, sintático e ate pragmático, sendo que esses níveis podem estar vinculado a três tipode de fatores, são eles:

Geográfico; sociais e socioculturais; de contexto.

O brasil possui um repertorio verba riquíssimo.

A fonética é a que caracteriza os diversos sotaques existentes no brasil.

Esses exemplos tratam então de variações relacionadas as diferenças linguísticas distribuídas no espaço físico observáveis entre falantes de origens geográficas distintas. O outro parâmetro para diferenciar as variedades linguísticas esta relacionado com a identidade dos falantes e também com a organização social e cultural de sua comunidade. Vemos ai as diferenças de linguagem entre falantes por classe sociais, faixa etária ou sexo.

Oque acontece é que a mudança so passa a ser verdadeiramente aceita quando alguém de uma classe privilegiada utiliza a variante linguística ate então estigmatizada por ser usada por pessoas de uma classe social inferior.

A linguagem de acordo com a faixa etária. O falar do jovem é caracterizado pelo uso de gurias especificas da idade, do grupo em que se insere e da época, porque as gririas mudam com o tempo. As expressões coloquiais assim como muitas palavras envelhecem com as pessoas que as utilizam.

A fala da mulher reflete fraqueza e insegurança, muitos objetivos comunetes usado pelas mulheres não são utilizados pelos homens porque poderiam danificar a reputação deles, a mulher costuma usar perguntas ap final de uma afirmatativa mostrando que a falante não impõe seu ponto de vista e usa mais eufemismo para evitar indelicadeza.

Circulo vicioso do preconceito da linguagem d mulher

A mulher é o sexo frágil, sua linguagem por conseguencia é mais fraca, as características da linguagem usada pela mulher demosntram fraqueza, a mulher usa mais essa forma do que o homem.

As pessoas em geral tem formas diferentes de falar isso é, vocabulário diferentes, estrutura gramatical diferentes e ate ritimo de falar diferente dependendo principalmente da formalidade da situação .

Existe tam bem os jargões profissionais são principalmente termos compreendidos apenas por quem domina o assunto de que se trata e compreende a situação em que o assunto se insere.

Preconceito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com