Lingua E Fala
Artigos Científicos: Lingua E Fala. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Onata • 8/4/2014 • 996 Palavras (4 Páginas) • 439 Visualizações
As pessoas gostam de falar das variações linguística brasileiras. Causam tristea ou indignação quando apenas as formas de linguística de prestigio são as corretas. Alguns falars ao considerados formas erradas e são cercados de preconceito.
Ferdinand de Saussure é considerado o pai da linguística ele a explica de forma precisa e objetiva.
A famosa dicotomia- língua-fala. A língua é dividida em 2 lados u individua e um social um é a língua e o outro é a fala. A identidade da língua que faz cidadão pertencente a seu pais.t
A língua é a mesma porem a fala é diversificada não reconhecend a diversidade da língua que tem no brasil as pessoas que falam a língua não prestigiada são vivitmas de discriminação.
Saussure no século XX admite a necessidadede uma área de estudo q se preocupasse com a indivudualidade e com a multiplicidade, porem so por volta doe 1960 nasceu a verdadeira sociolinguística. A sociolinguística vem contribuir para a compreensão da língua por meio da sua relação com a sociedade e de como a linga varia e muda de acordo com o contexto e os relacionamentos sociais.
A língua serve para comunicação, estão estreitamente ligadas aos seus usuários, as línguas variam e as línguas mudam.
O objetivo primordial da língua é a comunicação dos seus usuários. A língua como instituição social impõe-se ao individuo, como um elemento de coesão e organização social, enquanto a fala faz com que a língua varie, evolua e se modifique.
A variação linguística pode ocorrer em todos os níveis da língua: lexical, fonético, morfológico, sintático e ate pragmático, sendo que esses níveis podem estar vinculado a três tipode de fatores, são eles:
Geográfico; sociais e socioculturais; de contexto.
O brasil possui um repertorio verba riquíssimo.
A fonética é a que caracteriza os diversos sotaques existentes no brasil.
Esses exemplos tratam então de variações relacionadas as diferenças linguísticas distribuídas no espaço físico observáveis entre falantes de origens geográficas distintas. O outro parâmetro para diferenciar as variedades linguísticas esta relacionado com a identidade dos falantes e também com a organização social e cultural de sua comunidade. Vemos ai as diferenças de linguagem entre falantes por classe sociais, faixa etária ou sexo.
Oque acontece é que a mudança so passa a ser verdadeiramente aceita quando alguém de uma classe privilegiada utiliza a variante linguística ate então estigmatizada por ser usada por pessoas de uma classe social inferior.
A linguagem de acordo com a faixa etária. O falar do jovem é caracterizado pelo uso de gurias especificas da idade, do grupo em que se insere e da época, porque as gririas mudam com o tempo. As expressões coloquiais assim como muitas palavras envelhecem com as pessoas que as utilizam.
A fala da mulher reflete fraqueza e insegurança, muitos objetivos comunetes usado pelas mulheres não são utilizados pelos homens porque poderiam danificar a reputação deles, a mulher costuma usar perguntas ap final de uma afirmatativa mostrando que a falante não impõe seu ponto de vista e usa mais eufemismo para evitar indelicadeza.
Circulo vicioso do preconceito da linguagem d mulher
A mulher é o sexo frágil, sua linguagem por conseguencia é mais fraca, as características da linguagem usada pela mulher demosntram fraqueza, a mulher usa mais essa forma do que o homem.
As pessoas em geral tem formas diferentes de falar isso é, vocabulário diferentes, estrutura gramatical diferentes e ate ritimo de falar diferente dependendo principalmente da formalidade da situação .
Existe tam bem os jargões profissionais são principalmente termos compreendidos apenas por quem domina o assunto de que se trata e compreende a situação em que o assunto se insere.
Preconceito
...