Lingua Portugues
Trabalho Escolar: Lingua Portugues. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: christianebuso • 11/10/2013 • 3.179 Palavras (13 Páginas) • 450 Visualizações
BETHANIA ALVES DE MEDEIROS
A METODOLOGIA APLICADA NA LEITURA: UM DESAFIO SOBRE A PRODUÇÃO DE TEXTOS
PARANAÍBA-MS
2011
BETHANIA ALVES DE MEDEIROS
A METODOLOGIA APLICADA NA LEITURA: UM DESAFIO SOBRE A PRODUÇÃO DE TEXTOS
Monografia apresentada às Faculdades Integradas de Paranaíba – FIPAR, como exigência para obtenção do grau de Licenciatura em Letras, sob orientação da Professora Eloisa Helena Fratari.
PARANAÍBA-MS
2011
BETHANIA ALVES DE MEDEIROS
A METODOLOGIA APLICADA NA LEITURA: UM DESAFIO SOBRE A PRODUÇÃO DE TEXTOS
Trabalho apresentado e aprovado, com nota ___________ ( _______ ) em _____________ de _________________ de 2011.
_________________________________________________
Orientadora: Profª. Eloísa Helena Fratari
_________________________________________
Banca1: Prof.
_________________________________________
Banca 2: Prof.
DEDICATÓRIA
AGRADECIMENTOS
EPÍGRAFE
RESUMO
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I
JUSTIFICATIVA
A metodologia é o que vai determinar se a pesquisa é de fato merecedora de uma análise ou se foi apenas uma pesquisa não fundamentada nos parâmetros da ciência. No caso da leitura, proporciona o conhecimento através do ensino teórico/metodológico da literatura, incluindo a problemática, e criando possibilidades de desenvolver alternativas que facilitem a teoria e a prática.
A compreensão de um texto é um processo que se caracteriza pela utilização de conhecimento prévio: o leitor utiliza na leitura o que ele já sabe o conhecimento adquirido ao longo de sua vida. É mediante a interação de diversos níveis de conhecimento como o conhecimento lingüístico, o textual, o conhecimento de mundo, que o leitor consegue construir o sentido do texto. E porque o leitor utiliza justamente diversos níveis de conhecimento que interagem entre si, a leitura é considerada um processo interativo. Pode-se dizer com segurança que sem o engajamento do conhecimento prévio do leitor não haverá compreensão.
Essa experiência com a produção de texto tem demonstrado que o aluno, ao melhorar o seu desempenho lingüístico, passa a gostar de ler. Por isso, os textos circulam para além da sala de aula, onde foram escritos, por meio de murais, revistas e debates sobre eles. Revela-se, assim, de forma cabal, como a dinâmica escrita/leitura é fundamental para melhorar o texto do aluno.
A produção do texto cria o movimento em que ler passa a representar, também, uma questão de escrever. O texto, construído a partir do processo escrita/leitura/reescrita, é o resultado de uma vivência ativa com a linguagem posta, agora, em seu leitor de fenômeno socializado das relações humanas.
Contudo, o ato de redigir deve ser mais do que um exercício de busca de um padrão modelar, de repetição de esquemas formais e estilísticos, de treino mecânico. A questão reside em fazer com que os alunos desenvolvam uma competência discursiva marcada por um bom domínio da modalidade escrita e por uma visão de que a produção de um texto é um trabalho que exige a superação de jogos, de palavras
...