MAS O QUE É UM RESUMO?
Tese: MAS O QUE É UM RESUMO?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatatata12345 • 16/10/2013 • Tese • 618 Palavras (3 Páginas) • 335 Visualizações
RESUMO:
Atualmente, com a correria do dia a dia todos buscam maior agilidade para resolver e organizar suas vidas. E, por incrível que pareça, isso também tem acontecido com as informações e formas de comunicação. Cada vez estamos mais práticos, objetivos, diria até mais econômicos em matéria de comunicação oral e escrita.
Basta olhar ao redor, as obrigações têm tomado tanto o tempo do homem moderno, que falta tempo para coisas básicas e muito importantes, como o cumprimento e a conversa com o próximo, o exercício da leitura e da escrita de forma espontânea, as correspondências etc.
As conversas informais se resumem a: “Oi!”, “Tchau!”, “Até mais!”, “Daqui a pouco eu volto!”. Já as eletrônicas, via internet e celular, são bem sintéticas, as palavras são abreviadas, economizando tempo ao escrevê-las e maior agilidade ao processar as informações. Então é muito comum: Tb (também), pq (porque), p/ (para), c/ (com) etc.
Também encontramos informações resumidas no meio em que vivemos em diversas situações de comunicação: sinopses de filmes, resumos de obras, resumo introdutório de textos científicos, crítica de filmes e obras, resumo de notícias etc.
Assim, percebemos que a técnica do resumo está presente em vários momentos de nossas vidas e, no meio acadêmico, isso não é diferente. São inúmeras as situações em que precisamos resumir, condensar, sintetizar informações.
MAS O QUE É UM RESUMO?
É um texto de dimensões menores do que o texto que lhe dá origem. Sua finalidade é traduzir, em menos palavras, o pensamento do autor, preservando suas intenções e realçando os pontos para os quais ele dispensa maior atenção. Um mesmo texto pode dar origem a vários resumos, pois cada pessoa considera relevantes os aspectos que estão sendo relacionados ao motivo pelo qual está lendo a obra. (SANTOS et al, 2010, p. 21)
No caso do resumo acadêmico, como os textos científicos são na maioria dissertativos, algumas considerações listadas, a seguir, serão relevantes para elaborar um bom resumo:
primeiro, fazer a leitura global do texto;
depois, a leitura minuciosa, identificando as partes que compõem o texto – introdução, desenvolvimento, conclusão;
qual o assunto é abordado?;
qual o ponto de vista defendido pelo autor?;
que argumentos são utilizados para comprovar o que afirma ou o que nega sobre o tema?
Ao identificar cada uma das partes do texto, com certeza, ficará mais fácil fazer o resumo. Veja o quadro abaixo:
PARTES DO TEXTO:
IDENTIFIQUE E REGISTRE:
ASSUNTO GERAL
Qual o assunto geral abordado?
ASSUNTO ESPECÍFICO
Qual(is) o(s) assunto(s) específico(s) abordado(s)?
INTRODUÇÃO:
Ideia defendida pelo(a) autor(a):
Ideia(s) negada(s) pelo(a) autor(a):
...