TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DE ENSINO NA ERA DIGITAL

Por:   •  20/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.555 Palavras (7 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI[pic 1]

                                                                                   Rodovia BR 470 - Km 71 - no 1.040  –  Bairro Benedito  –  Caixa Postal 191  –  89130-000 – Indaial/SC

                                                                                            Fone (47) 3281-9000 – Fax (47) 3281-9090 – Site: www.uniasselvi.com.br

METODOLOGIA DE ENSINO NA ERA DIGITAL

Autor (acadêmico)

Prof. Orientador

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (TURMA) – Estágio

dd/mm/aa

3 METODOLOGIA

Para responder adequadamente ao problema da pesquisa e alcançar os objetivos propostos foi desenvolvido um estudo teórico-bibliográfico, de natureza qualitativa.

Segundo Lakatos (1991) uma pesquisa de abordagem qualitativa não toma como objetivo quantificar, mas sim investigar a realidade pesquisada buscando melhorar a qualidade de vida que envolve os objetos de pesquisa.

A pesquisa bibliográfica colabora efetivamente para a ampliação de saberes, sejam eles de natureza teórica ou prática, uma vez que possibilita a sistematização de conhecimentos que outros pesquisadores, por meio de suas investigações, conseguiram analisar, organizar e disponibilizar para que outros interessados tenham acesso e deles façam uso, segundo Karam (2010) busca elucidar um problema a partir de referências teóricas de obras ou documentos que se relacionam com o tema pesquisado.

Deste modo foram realizados diversos estudos acerca da temática, onde foram escolhidos alguns autores para o embasamento desta pesquisa dentre eles estão: Castells (2022), Imbernóm (2010), Guarezi (2010) Moran (2020) entre outros. Utilizamos o método indutivo na qual o autor do trabalho observa e analisa algum caso específico, para a partir disso tirar uma conclusão. Para tanto realizamos um estudo minucioso durante quatro meses para melhor entendimento e obtenção de resultados.

A pesquisa teórica, para Demo (2005, p. 22), é “[...] dedicada a reconstruir teorias, conceitos, ideias, ideologias, polêmicas, tendo em vista os termos imediatos, para aprimoramento de fundamentos teóricos”. Uma questão importante é que a pesquisa teórica, a priori, não tem a intenção imediata de realizar intervenções na realidade educacional. Seu papel essencial é criar as condições teóricas que são essenciais para pensar e implementar a intervenção e disponibilizar esses dados para que outros pesquisadores deles façam uso. Segundo Demo (2005, p. 36), “O conhecimento teórico adequado acarreta rigor conceitual, análise acurada, desempenho lógico, argumentação diversificada, capacidade explicativa”.

Na pesquisa teórica não há necessidade de realizar pesquisa de campo ou coletar dados empíricos, considerando que a principal finalidade deste tipo de pesquisa é aprofundar os conhecimentos sobre determinada questão que necessita ser melhor compreendida.

Para Barros e Lehfeld (2000), as pesquisas teóricas têm por objetivo conhecer ou aprofundar conhecimentos e discussões a respeito de uma temática importante para determinada área de conhecimento. É o tipo de pesquisa que reconstrói saberes, pensamentos e concepções sobre o assunto estudado a partir de trabalhos ou ideias já desenvolvidos por outros pesquisadores.

4  RESULTADOS E DISCUSSÃO

No cenário em que vivemos, a informatização domina todos os setores da sociedade, causando impactos não só no cotidiano profissional das pessoas, mas principalmente trazendo severas mudanças e questionamentos para a educação brasileira. A docência e a didática procuram novos significados, a medida em que educadores e aparelhos eletrônicos disputam a atenção dos educandos diariamente.

Castells (2002) argumenta que as tecnologias educacionais surgem com as transformações econômicas no cenário mundial, período no qual as inovações tecnológicas estavam em processo de ascensão e as novidades tecnológicas estavam sendo criadas para atender o mercado.

Então, a educação passa por profundas mudanças, novas metodologias começam a ser estudadas, testadas e construídas. O processo de ensino-aprendizagem sai apenas das mãos do professor que passa a ter a missão de mediar a aquisição do conhecimento. O aluno, por sua vez, passa a ser construtor dos seus próprios conhecimentos, sai da passividade da aprendizagem e torna-se ativo nesse processo. O educando torna-se protagonista no processo de ensino-aprendizagem é ele, que assume de maneira ativa a centralidade da busca pelo conhecimento, utilizando as diversas ferramentas tecnológicas em favor da continuidade do processo escolar que passa a acontecer dentro dos lares.

O docente tem a função de mediador dessa, maneira de ensino, dando o suporte indispensável ao uso apropriado e responsável dos insumos tecnológicos. Para que isto, aconteça, o professor precisa buscar formação e atualização além de sua especialidade, percebendo nas tecnologias o aporte para atuar em suas práticas pedagógicas no cotidiano escolar. Os docentes precisam ter acesso as várias tecnologias e instruir-se como manipular os equipamentos tecnológicos para acrescentar mais este valor a seu currículo e poder atuar com estes recursos extraindo maior captação do potencial das tecnologias, além de apoio para dar continuidade na procura por inovações metodológicas e recursos inovadores adequados para o processo de ensinar e de aprender na sociedade contemporânea.

O emprego de instrumentos tecnológicos educativos auxilia e fortalece os processos de ensinar e de aprender na sociedade moderna. Permitem a simplificação do trabalho na instituição, agrupados com metodologias apropriadas, são atrativos distintos para utilização em sala de aula no fazer pedagógico diário.

Segundo Imbernóm (2010, p. 36) afirmar que “o uso das TIC significa uma transformação educativa que promove melhoria no cotidiano escolar e na aprendizagem. Para se efetivar, terá que ocorrer mudanças. Muitas estão nas mãos dos professores, que terão que redesenhar seu papel e responsabilidade na escola atual”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (126.3 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com