Matéria: História, Geografia e Ciências
Por: eliselis07 • 15/11/2018 • Projeto de pesquisa • 487 Palavras (2 Páginas) • 336 Visualizações
Colégio Novo Horizonte
Aluna: Isabelle Silva Soares Cerqueira
5º ano
Professora: Rosângela
Matéria: História, Geografia e Ciências.
Trabalho sobre Folclore
O que é folclore?
É a tradição e usos populares, constituído pelos costumes e tradições transmitidos de geração em geração.
Lendas da região sul:
Mula sem cabeça, negrinho do pastoreio, saci pererê e curupira.
Provérbios:
A união faz a força.
A voz do povo é a voz de Deus.
De grão em grão a galinha enche o papo.
Em briga de marido e mulher não se mete a colher.
Parlendas :
Dedo mindinho,
Seu vizinho,
Pai de todos,
Fura bolo,
Mata piolho.
Sol e chuva, casamento de viúva .
Chuva e Sol, casamento de espanhol.
Comidas típicas:
No Norte o peixe assado e o pato ao tucupi, no Nordeste o acarajé e a carne de sol, no Centro Oeste a galinhada e arroz com pequi, no Sudeste a feijoada e o tutu do feijão , no Sul o pinhão assado e o churrasco .
Você conhece a Mula sem Cabeça? O Curupira? O Chupa Cabra? O lobisomem? Sabia que eles fazem parte do folclore brasileiro? Sabia né? Mas talvez você não saiba que não é só de assombração que é feito o mundo do folclore não. Têm também os costumes, tradições, músicas, linguagem, brinquedos, brincadeiras, mitos, contos, superstições, artesanato, festas populares… Daí nas festas tem as danças folclóricas como o baião, o frevo, o maracatu, a quadrilha… É. Isso tudo é folclore brasileiro e da melhor qualidade!
Além das lendas e danças folclóricas existe também a música folclórica composta pelas cirandas de roda, cantigas, serenatas, acalantos… Isso tudo sem falar da literatura de cordel, trava língua, quadrinhas, perlendas. Tem muita coisa mesmo pra gente aprender com o Folclore.
Mas nesse especial vamos falar das lendas. Você sabe o que é uma lenda? Não. Não é a filha do piolho, aquela é a lêndea. Lenda nada mais é do que uma história cheia de fantasia que é contada de geração pra geração através dos tempos. Elas são em grande parte histórias muito, muito antigas e que muita, mas muita gente já escutou.
Curiosidade: O Jogo da Peteca
De origem indígena, este jogo teve sua prática regulamentada, por muitos anos, nos Clubes América e Regatas São Cristóvão do Rio de Janeiro.
Conta-se que, em 1928, nas Olimpíadas de Antuérpia, os brasileiros exibiram esse jogo, desconhecido dos europeus, causando-lhes tão boa impressão que foi solicitada, ao médico esportivo Dr. José Maria de Melo Castelo Branco, sua regulamentação.
Enviada posteriormente, tornou-se, o jogo, mais difundido na Finlândia do que no Brasil, conforme declaração de atletas, em recente visita ao país.
...