TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Resumo do Ano

Por:   •  10/7/2020  •  Resenha  •  2.527 Palavras (11 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 11

Meu nome é Leticia Moreira Hesper, tenho 15 anos, sou de Salto do Lontra, aluna do curso formação de docentes de salto do lontra, esse sera meu memorial da pratica de formação do primeiro ano onde eu falarei sobre minhas experiencias vividas este ano, foi muitos os meus aprendizados, foi um ano maravilhoso.

Eu conheci o curso pois os alunos juntamente com a coordenadora foram ate minha escola  para falar a todos os alunos formandos do nono sobre este curso que teria na minha nova escola, eu estudava na escola estadual do bairro itaipu, no inicio me animei muito com a noticia que teria esse curso na escola, mais na hora de fazer a matricula acabei não me matriculando nele, depois de um mês já estudando no ensino medio normal minhas amigas Fatima e Emilly me incentivaram a entrar nesse curso, ao entrar na sala não conhecia varias pessoas, algumas não gostaram de mim, mais ao longo desse ano fui fazendo amizade com elas, tendo vários momentos maravilhosos ao lado dos meus novos amigos, hoje são uns dos meus melhores amigos e eu não os trocaria por nada. Conheci tambem muitos professores que guardarei na lembrança pois me ajudaram muito a evoluir como pessoa, me ensinaram muitas liçoes de vida pois deram vários conselhos que me ajudou bastante. Me arrependo muito de algumas coisas que fiz tanto quanto no quesito amizade como quanto com os professores. Mas eles me perdoaram de varias coisas e eu os desculpei de varias coisas tambem e agora sou muito grata a eles por tudo.

Como estudei, o curso é amparado pelo artigo 62 da Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional- Lei numero 9.394. O curso tem como objetivo a formacao integrada dos alunos para uma otima formacao e uma boa pessoa no mercado de trabalho no futuro, como afirma Carvalho: “Objetivo: a busca da qualidade (total), no sentido de formar cidadaos eficientes, competitivos, lideres, produtivos, rentaveis, numa maquina, quando publica, racionalizada” que me leva a entender a importância para fazer esse curso.

Neste eu realizei alguns eventos juntamente com os meus colegas, são eles:  festa do jaleco onde foi a entrega do jaleco meu e de meus colegas, este dia foi muito emocionante pois foi como um incentivo para esta longa jornada em que passei, e a sensacao de usar o jaleco pela primeira vez nos dias de observação e auxilio nas escolas foi muito gratificante. Teve tambem o encontro do formacao onde veio alunos de Dois Vizinhos e Sao jorge do Oeste, foi muito bom poder conhecer alunos de outra cidade que fazem o mesmo curso que a gente só  em lugares diferentes e socializar. A feira do livro foi muito especial ver o sorriso no rosto das crianças nos motivou nesta longa jornada do formaçao pois tivemos uma motivaçao a mais. Tivemos as atividades do dia da criança onde realizamos varias atividades para as crianças das escolas, eu em particular pintei o rosto das crianças, elas amaram ter seu rosto pintado.

Encontrei muitas facilidades entre elas foi cuidar das crianças pois eu gosto muito de crianças e cuidar delas na escola foi muito facil e muito bom para mim,ver o sorriso delas é  muito gratificante e emocionante, as crianças se divertem muito com a minha presença e a de meus colegas. Achei facil tambem fazer amizades e se comunicar bem com os professores. As dificuldades que tive foram de estudar o dia inteiro pois deixava muito cansada, fazer as citaçoes e relatórios mais com o tempo eu fui pegando o jeito e então aprendi, com isso foi mais facil mais fazer as coisas do portifolio. Apresentar alguns trabalhos foi um poiuco complicado pois eu sou muito ansiosa e tive algumas crises de ansiedade mas as pessoas da escola me ajudaram, os professores, amigos, pais, psicologos e psiquiatras. Ando ate pensando em sair do curso pois venho achando que não irei conseguir me dedicar o suficiente, não sei se é por medo ou vontade própria, pois estou ate gostando de fazer o curso, as vezes me sinto desmotivada e não sei o que irei fazer, mas ate ano que vem tem tempo de pensar o que faço pois o curso é legal e com ele aprendo varias coisas que não irei aprender no normal.

Neste ano tivemos observaçao e auxilio,para isso estudamos primeiramente sobre a formaçao da identidade do professor que aprendemos que ser professor é muito mais que exercer uma profissao, dar aulas, aplicar e corrigir provas, e sim é  uma profissao que exige muito esforço, preparo, conhecimento, dedicaçao e que requer compromisso e comprometimento. No primeiro dia de estagio foi uma experiencia muito magica pois é muito bom ouvir as crianças me chamar de “prof” esses momentos são muito bom tao quanto a teoria como afirma Boto, Cavalcante, oliveira e silva (2009) “Desta forma a teoria e a pratica tornam-se necessaria durante todo o processo de formaçao do professor(...)” (pg 09). para uma boa educacao das crianças observamos que e necessario ter um bom espaço educativo, organizado, limpo, e sem distraçoes visuais para que a criança não fique olhando para isso e esqueça de prestar atençao na aula, pois esse é o espaço pelo qual ocorre o ensinamento da criança.

Quando se fala na profissao “professor” não posso deixar de falar sobre etica, então tivemos que estudar sobre isso, no começo eu tinha uma ideia sobre o que era mais não era um conhecimento certo pois era mais do senso comum, então com as aulas percebi que para o  formando e para o professor, vale muito o modo como se comporta, age, e ate mesmo pensa, muitos profissionais são julgados por algumas atitudes totalmente normais, sendo muito complicado separar sua vida pessoal da profissional. O comportamento etico do professor não é muito estudado, provavelmente por não ter manuais de orientaçao ou codigo etico. Então sendo assim o professor escolhe sua maneira de agir de acordo com o que ele acha correto, no magisterio não achei diferente pois tive que rever algumas atitudes minhas pois quando falavam de alguma atituide de outros colegas ou ate mesmo minhas as pessoas usam o termo “aluna(o) do formaçao’’ em vez de falar o nome do aluno, assim podendo fazer ficar feio para os demais que não faziam coisas erradas.

Passando por estas etapas estudei as caracteristicas dos professores, onde compreendi que não podemos querer que todos os professores sejam iguais pois cada um tem a sua metodologia, jeito de dar aulas e cada pessoa é diferente e não podemos julgar ou querer mudar seu jeito. Temos muitos tipos de professores, temos os que são mais abertos outros mais fechados, uns gostam mais de deixar os alunos livres outros preferem que os alunos façam as coisas de acordo como eles mandam, e assim por diante. Sei que como os professores tem caracteristicas diferentes eu tambem tenho uma bem diferente de vários colegas e professores, todos somos diferentes e no formaçao aprendi a conviver melhor com essas diferenças, sempre gostei de tratar sempre bem os outros não impostando o jeito da pessoa e nem a classe social mais aqui no formação aprendi muitas coisas boas e essa foi uma delas que quero leva para toda vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (89.4 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com