Metodologia
Monografias: Metodologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lanna.18 • 28/9/2014 • 1.116 Palavras (5 Páginas) • 1.866 Visualizações
Metodologia científica é o estudo dos métodos de conhecer, de buscar o conhecimento. É uma forma de pensar para se chegar à natureza de um determinado problema, seja para explicá-lo ou estudá-lo.
KAHLMEYER-MERTENS et al. Como elaborar projetos de pesquisa: linguagem e método. Rio de janeiro: FGV, 2007. p. 15
Para nós, método é um conjunto de etapas, ordenadamente dispostas, a serem vencidas na investigação da verdade, no estudo de uma ciência, ou para alcançar determinado fim. E metodologia (do grego methodos + logia) significa o “estudo do método”.
Quanto à palavra ciência, durante muito tempo ela serviu para indicar conhecimento em sentido amplo, genérico, como na expressão “tomar ciência”, cujo significado é “ficar sabendo”. Aos poucos, porém, como veremos, ganhou também sentido restrito, passando a designar o conjunto de conhecimentos precisos e metodicamente ordenados em relação a determinado domínio do saber.
(RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2005. p. 13.)
Metodologia significa, na origem do termo, estudo dos caminhos, dos instrumentos usados para se fazer ciência. É uma disciplina instrumental a serviço da pesquisa. Ao mesmo tempo visa conhecer caminhos do processo científico, também problematiza criticamente, no sentido de indagar os limites da ciência, seja com referência à capacidade de conhecer, seja com referência à capacidade de intervir na realidade.
(DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007. p. 11.)
A metodologia científica está dentro de duas grandes áreas...
... E essas duas áreas se completam!
“A ciência sem a epistemologia – na medida em que tal seja imaginável – é primitiva e confusa”
Albert Einstein
Crença + Verdade = conhecimento
Epistemologia vem de episteme = termo grego que designa ciência; logia/logos = estudo.
Também conhecida como Filosofia da Ciência, a área se ocupa da fundamentação da ciência.
E por que tenho que estudar Metodologia Científica?
Se considerarmos o conhecimento e a verdade como algo dinâmico e histórico, encontraremos o ser humano como razão e fundamento desse saber.
Assim, não será preciso mais fazer perguntas do tipo: por que tenho que estudar? Já que a resposta está na célebre frase de Descartes, “penso, logo existo”. Porque essa é a nossa essência.
Aliás, muitos são os motivos para estudar Metodologia Científica. Vamos ver alguns deles:
1 Porque o conhecimento científico não existe sem método, sem uma linguagem específica, ou um rigor próprio.
2 Porque o maior desafio da Instituições de Ensino Superior está em desenvolver a postura de um pesquisador ao longo do processo educacional.
3 Porque é preciso desenvolver a autonomia do pensamento, muito presente no meio acadêmico. No exercício profissional, o sucesso está intimamente relacionado à capacidade de planejar e de organizar o pensamento, muitas vezes adquirida por meio da busca do conhecimento, através das práticas de leitura e da participação das atividades acadêmicas.
O que significa conhecer?
Ao ler as definições sugeridas para Metodologia Científica podemos perceber que todas mencionam a palavra conhecimento (capacidade de conhecer).
Qual o valor do conhecimento para a vida humana?
É o resultado das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana.
O conhecimento pode ser obtido de diversos modos, através do método científico, das hipóteses, das leis e teorias científicas, bem como por meio da pesquisa científica e da elaboração de trabalhos acadêmicos.
Há muitas maneiras de estudar a realidade...
No mundo acadêmico os modos de conhecer são classificados em:
• Senso comum ou conhecimento empírico;
• Conhecimento Científico;
• Conhecimento Filosófico;
• Discurso Religioso ou Conhecimento teológico.
Para reforçar...
O conhecimento pode ser:
•Senso comum ou conhecimento empírico;
Como podemos definir o senso comum?
Aquilo que assimilamos por tradição. Ideias que nos ajudam a interpretar a vida e a julgar certas situações.
Na verdade, estamos mergulhados no senso comum, que geralmente se apresenta como um saber ingênuo, fragmentado e por vezes conservador.
O senso comum pode ser caracterizado em:
Espontâneo - Primário, simples e elementar. Nasce da tentativa do homem resolver seus problemas no dia a dia.
Ametódico
...