Mobilidade Urbana
Por: talibds • 27/10/2015 • Artigo • 408 Palavras (2 Páginas) • 210 Visualizações
Mobilidade urbana e suas possíveis alternativas
Todos os dias, as pessoas saem de suas casas de carro para deslocar-se até o trabalho, escola ou outra atividade. Uma das razões de isto acontecer foi a política implantada na década de 1920, quando foram construídos milhares de quilômetros de estradas, a fim de interligar as regiões do país e, por sua vez, incentivar a indústria automobilística. Nas cidades pequenas, o tráfego ainda consegue fluir tranquilamente. Entretanto, em cidades grandes, é normal ficar horas parado no trânsito caótico. Os muitos carros tomam conta da cidade e fica impossível fazer algumas distâncias em um curto prazo de tempo.
As políticas públicas de melhoria de mobilidade urbana no Brasil têm apresentado certa resistência por parte da população, e isto se deve principalmente à má qualidade dos transportes públicos no país que, somada ao perigo de assalto e às lotações que trazem consigo grande falta de respeito com a mulher, torna pouco provável o seu uso a quem tem veículo próprio.
O problema maior está nas consequências que esta situação provoca, principalmente no que concerne ao meio-ambiente: o elevado número de automóveis nas ruas acarreta no aumento da poluição (não só a atmosférica, mas também a sonora) da cidade, o que repercutirá em ondas de calor, chuva ácida e outros danos irreparáveis à natureza. Além disso, em decorrência do estresse causado pelo trânsito, pode-se adquirir problemas sérios de saúde, diminuindo a qualidade de vida da população.
Como alternativa de transporte não-motorizado, existe a ciclovia: além de ser muito mais barato, pedalar é um exercício físico e não traz nenhum mal ao meio-ambiente. Para seu melhor funcionamento, as cidades poderiam criar a política de aluguel de bicicletas públicas – a exemplo dos países desenvolvidos. Para que funcione, é preciso que haja vários pontos de aluguel e a um preço baixo, além da educação aos motoristas de trânsito, que têm de aprender a dividir a pista. Outra ação que diminuiria o problema da mobilidade urbana seria o pedágio na cidade, entre uma área e outra: notou-se uma grande diminuição na circulação de automóveis após sua implementação. Dentre algumas outras ações que podem ser feitas, o importante é que devem aumentar os investimentos na área, trazendo mais alternativas à população e, principalmente, maior conscientização do problema.
...