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Modernismo No brasil

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Por:   •  1/12/2013  •  Projeto de pesquisa  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  454 Visualizações

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Sumário

Introdução ........................................................................................... 3

Romance de 30 ...................................................................................... 4

Poesia de 30 ...............................................................................................

Geração de 45 .............................................................................................

Tendências da Literatura Contemporânea .....................................................

Introdução

O presente trabalho relata as características, os temas abordados e os autores da 2ª e da 3ª fase do modernismo no Brasil. Destacando em especial o romance de 30, a poesia de 30, a geração de 45 e as tendências da literatura contemporânea.

O modernismo da 2ª fase, ou a geração de 30 como também é conhecido, busca expor as múltiplas faces da população brasileira, produzindo uma literatura de cunho regionalista. O marco inicial é a publicação de A Bagaceira (1928), de José Américo de Almeida. No contexto conturbado da revolução de 1930 e do entre guerras, os autores voltam-se para o conteúdo social e politico, engajando-se na denúncia de aspectos da realidade social. Já o modernismo da 3ª fase, também chamada de geração de 45, é responsável por um intenso período de experimentação estética e, com ênfase no fazer artístico e nas questões ligadas ao processo das criações de obras de arte.

Romance de 30

Chama-se romance de 30, devido ao início cronológico da nova literatura (1928) e, mesmo tendo acabado somente em 1970, os anos da década de 30 foram os mais importantes do período. Principalmente por ser a época em que o movimente se consolida, atingindo equilibro e estabilidade, trazendo novos rumos à prosa.

Características:

- Ênfase do regionalismo (fator presente na obra Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo);

- Linguagem urbano culto;

- Predomínio da vida social nas obras;

- Diversidade da língua portuguesa;

- Análise psicológica das personagens;

- Neo-realismo:

- Tipificação social: indivíduos representam classes sociais da época.

- Verossimilhança: quando a história é semelhante à realidade, ou seja, poderia ser considerada real e não fictícia.

- Narrativa linear: a história é narrada em uma sequência cronológica, tornando o texto mais compreensível.

- Denúncia social: nas obras são abordadas as diferenças sociais, greves, miséria e questões religiosas da época.

Temas abordados:

- Temática agrária.

- Enfatizam as questões sociais e ideológicas.

- O escritor, ao invés de pegar em armas, usa a ficção, a descrição e o romance como forma de denunciar as desigualdades e injustiças.

Principais autores:

JORGE AMADO – País do Carnaval (1931), Cacau (1933), Suor (1934), Capitães de areia (1937).

JOSÉ LINS DO REGO (1901-1957) - Doidinho(1933), Banguê(1934), O Moleque Ricardo(1935) e Usina(1936), Pureza(1937), Pedra Bonita(1938), Riacho Doce(1939).

ÉRICO VERISSIMO(1905-1975) – Três fases: Romance urbanos: Clarissa(1933), caminhos cruzados(1935), um lugar ao sol(1936) e o resto é silencio(1943). Romance Histórico: O Tempo e o Vento (trilogia – 1949, 1951,1961). Romance politico: O Senhor Embaixador(1965), O Prisioneiro(1967) e Incidente em Antares(1971).

GRACILIANO RAMOS (1892-1953) - atuou como revisor e escritor em diversos jornais e revistas pelos lugares em que passou. Criou um jornal chamado Dilúculo, dedicado especialmente as crianças. Principais Obras: Infância(1938) Memórias do Cárcere(1953) São Bernardo(1934) Angústia(1936) e Vidas Secas(1938)

RACHEL DE QUEIROZ - Autora de destaque na ficção social nordestina. Foi primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Em 1993, foi a primeira mulher galardoada com o Prêmio Camões, equivalente ao Nobel, na língua portuguesa. Principais Obras: O quinze (1930), João Miguel (1932), Caminho de pedras (1937) e As Três Marias (1939).

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