Motivação
Seminário: Motivação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rodrigoaps • 18/1/2015 • Seminário • 361 Palavras (2 Páginas) • 188 Visualizações
1. Motivação não é um produto acabado; é um processo que se configura a cada momento. Tem um caráter de continuidade, o que significa dizer que sempre teremos à nossa frente algo a motivarmos. Mas o que é motivação? Formule sua definição e, depois volte e compare com o que você estudou no início desta Unidade.
R: Motivação é o desejo de fazer algo, independente das consequências que venha a surgir, podendo acarretar prejuízos para a mesma. Quanto mais intensidade colocarmos nos nossos desejos, mais rápido chegaremos ao nosso objetivo.
2. Abraham Maslow desenvolveu uma teoria para explicar o que motiva as pessoas. Ele relacionou motivação com as necessidades e concluiu que dentro de cada ser humano existe uma hierarquia
de cinco necessidades. Quais são elas?
R: Fisiológicas: fome, sede, sexo e outras necessidades corporais necessárias à manutenção do equilíbrio do organismo.
Proteção: sentir-se seguro e protegido, procurar prazer e evitar danos físicos e emocionais.
Sociais: interagir afetivamente com outras pessoas, ser aceito, dar e receber atenção.
Estima: duas versões: externa (o desejo de ter o respeito outros, a necessidade de status, reconhecimento, atenção, apreciação) e interna (autorrespeito, incluindo sentimentos como confiança, competência, capacidade de realização, independência e liberdade).
Autorrealização: necessidade de desenvolver competências e realizar o seu potencial.
3. O que significa a hierarquia de necessidades na teoria de Maslow?
A teoria sugere que, embora nenhuma necessidade humana seja satisfeita em sua totalidade, uma
necessidade satisfeita extingue a motivação. As necessidades fisiológicas e as de proteção e segurança são consideradas de nível baixo; as sociais e as relacionadas à estima e à autorrealização são de nível alto. A diferenciação entre os níveis parte da premissa de que as necessidades de nível baixo são satisfeitas externamente, no contexto do trabalho (por meio dos salários e da estabilidade no emprego).
4. Lee Iaccoca, um dos executivos mais bem pagos do mundo, diz que o que motiva a trabalhar é o dinheiro. Todos os estudiosos da motivação concordam com Iaccoca? O que você pensa sobre isso?
5. McGregor, depois de observar como os executivos tratavam seus
funcionários, concluiu que essas práticas revelavam a visão que
eles tinham da natureza dos seres humanos. Diante desta análise
ele formulou duas teorias, X e Y. Va
...