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Movimento Simbolista

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Por:   •  11/3/2015  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  212 Visualizações

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- Movimento Simbolista

De modo a compreendermos de maneira precisa como se sucederam os movimentos que perpassaram a história da arte literária, torna-se essencial enfatizarmos sobre o fato de que todos eles se materializaram como sendo fruto de entrecruzamento de correntes ideológicas ligadas a um contexto histórico-cultural, em que as manifestaçõe artísticas se materializam de forma a complementarem ou até mesmo contradizem-se umas ás outras.

Enfatizando aqui mais um desses movimentos, ora representados pelo Simbolismo, podemos dizer que ele se manifestou como forma de repúdio ás ideias preconizadas pelo instinto racional que subsidiaram tanto a estética realista quanto a parnasiana.

Referindo-nos a esta racionalidade é importante sabermos que ela se encontrava condicionada ao avanço tecnológico oriundo da revolução industrial, em que o mundo se depara com a invenção da luz elétrica, do automóvel, entre tantas outras inovações. Em meio a todo esse contexto surgiram também as doutrinas científicas e filosóficas, tais como o Determinismo, Evolucionismo, Positivismo e o Marxismo.

Em terras brasileiras, a situação nãoera diferente, haja vista que a época marcava o fim do tráfico negreiro promulgao pela Abolição da Escravatura e, consequentemente, a mão de obra gerada pela atividade açucareira, conhecida seu declínio. O eixo econômico se voltava para uma outra atividade, cafeeira, difundida nas regiões do sudeste brasileiro. Tal ocasião marcou a migração significativa de europeus com propósito de atender a tal demanda.

A consequência de todos esses acontecimentos foi tão somento a evolução do capitalismo burguês, o que muito contribuiu para a estabilidade financeira das camadas sociais. Diante disso, o artista se viu insatisfeito ao extremoe, como sabemos, foi na arte que ele encontrou uma forma de desbravar todo esse setimento.

Surge assim um indivíduo voltado para si mesmo, egocêntrico, por sinal. Parece que temos a impressão de que essa característica nos faz lembrar de uma estética literária antes vivida, não é mesmo? Pois é verdade, intuímos corretamente. O movimento simbolista revela marcas preconizadas pelo Romantismo no que se refere á atitude egocêntrica como forma de escapismo perante as intempéries cotidianas.

Pontuando apenas uma diferença contundente – a de que entanto o artista romântico revela seu subjetivismo apenas nas camadas mais superficiais do verdadeiro “eu” –, o representante simbolista procurava levar essa interiorização ás últimas consequências. Apoiado nos pressupostos teóricos de Sigmund Freud, ele, numa espécie de transcendentalismo, extravasa todos os seus limites, chegando a atingir o próprio inconsciente.

Procurando acentuar as peculiaridades que demarcaram a estética simbolista no que concerne aos aspectos temáticos e formais, vejamos:

* Subjetivismo aprofundado – Em repúdio ao cientifismo anteriormente cultuado, o Simbolismo prioriza a objetividade representada pela arte. Para tanto, assim como anteriormente mencionado, privilegia o seu mundo interior, buscando no seu ´ntimo as razões para o seu príprio “eu”.

* Conhecimento ilógico e intuitivo – Representado pelo desejo de explorar tudo aquilo que ultrapassa as camadas superficiais da subjetividade, o artista faz com que a intuição seja que em primeiro plano, por achar que a essência da poesia reside em um outro lado de nossa existência – o da obscuridade.

* Concepção mística do mundo – Pelo fato de recusarem a razão, os simbolistas se voltam para café numa espécie de misticismo difuso, embora enraizado na crença cristã. Idealizam um mundo que se diverge do real, atingível somente por meio da beleza pura. Como fator resultante de tal concepção, temos uma poesia envolta por um clima de fluidez e mistério.

* Linguagem evocativa – O movimento Simbolista, mostrando-se contrário á razão, opta porevocar, sugerir, as profundezas inconscientes. A linguagem se materializa por meio da sugestão dos conteúdos em detrimento á descrição propriamente dita destes e, de modo a satisfazer tal pretensão, estabelece relações com a música e a pintura por intermédio da alusão ás

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