Negociando
Tese: Negociando. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vihpaiva • 13/5/2014 • Tese • 696 Palavras (3 Páginas) • 288 Visualizações
Relatório parcial 3
Desde muito tempo atrás estamos em constante mudança. Em evolução. Em procura por inovação. E cada vez mais as coisas veem mudando, não existem mais empecilhos, e a globalização esta evoluindo de tal maneira que, hoje, podemos nos comunicar com quem quisermos independente da onde estivermos.
É tudo tão rápido que atualmente países antes considerados subdesenvolvidos, alcançaram em suas economias números extraordinários, os gestores tiveram que se adequar a nova era, as empresas tiveram que adotar uma postura pró- ativa, ou seja, fazer uso de suas melhores habilidades na arte de negociar, para manter- se no mercado.
Atualmente, saber negociar tornou-se fator determinante para uma vida profissional bem sucedida e ate mesmo pessoal, a todo o momento estamos envolvidos em negociações no trabalho, nas relações afetivas, nas amizades etc., a necessidade de se chegar a um entendimento é uma constante, na maioria das questões do nosso dia-a-dia estamos envolvidos com atos ou decisões provenientes de uma negociação.
Uma das transformações da globalização hoje é a exigência das empresas para que considerem oportunidades de expansão além dos limites, aproveitando assim o pensamento global e habilidade de entender o mercado além do próprio país de origem. E para melhor atuar no contexto globalizado, sendo um diferencial representativo para os administradores, enfatizando a importância das habilidades que influenciam as ações das empresas e o comportamento de seus administradores no posicionamento perante o ambiente, capacitando-os assim de assumir uma postura pró-ativa, e, principalmente no nível de negociação, buscar o melhor acordo, dentro de um relacionamento duradouro, que satisfaça aos interesses dos envolvidos conforme critérios objetivos, utilizando ao máximo a comunicação realizada.
E é ai que entra as habilidades de negociação, ter o entendimento dessas habilidades é essencial, é preciso também reforçar, independente do porte da empresa, estas habilidades que seriam o diferencial da “nova era”, e a empresa deve estar focada em seu objetivo, sempre lembrando que negociar não significa obter vantagens sempre e rápidas, mas sim ter a informação e a visão do presente e do futuro para que se possa alcançar o resultado almejado.
Alguns exemplos de habilidades de negociação são:
• Ética profissional, ter valores essenciais, inspirar confiança, ser flexível, dar informação relevante.
• Estar atento ao ambiente em que está inserido, ter uma visão ampla da realidade da empresa, ter comprometimento com o planejamento.
• Formação técnica, capacitação, pesquisas de mercado, pro- atividade, gerenciamento de riscos.
• Ética profissional, ter valores essenciais, inspirar confiança, ser flexível, dar informação relevante.
• Capacitar a equipe, interagindo, e permitindo o dialogo, saber ler nas entrelinhas, pois muitas vezes a pessoa diz, o que queremos ouvir ( blefe), saber interpretar reações, maneiras de agir e de pensar.
• Ser crítico, mas não apenas para apontar os problemas, mas sim sendo um gestor resolutivo, e capaz de adaptar as situações.
Algumas
...