POLÍTICA DE NEGÓCIO E E ECONOMIA DAS EMPRESAS NEGOCIANDO FALTAS
Projeto de pesquisa: POLÍTICA DE NEGÓCIO E E ECONOMIA DAS EMPRESAS NEGOCIANDO FALTAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 28091988 • 30/3/2014 • Projeto de pesquisa • 937 Palavras (4 Páginas) • 382 Visualizações
VI SEMEAD
POLÍTICA DOS NEGÓCIOS E
E ECONOMIA DE EMPRESAS
A NEGOCIAÇÃO PARA SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS
INTERNACIONAIS NO CASO ISRAEL/PALESTINA
Autor:
Rui Fernando Nunes Lapa
Bacharel em Relações Internacionais
Centro Universitário Moura Lacerda
Rua General Osório, 324 apt. 400
Centro Ribeirão Preto–SP 14010-000
rlapa@yahoo.com
A NEGOCIAÇÃO PARA SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS
INTERNACIONAIS NO CASO ISRAEL/PALESTINA
Resumo
A ocorrência de conflitos internacionais de grande gravidade e que afetam toda a sociedade internacional estimula o estudo da teoria negociação, como meio de solução de controvérsias. Nesse contexto e com base nas teorias realista e pluralista das Relações Internacionais, o presente trabalho apresenta a análise do conflito histórico entre Israel e os povos árabes sob a ótica das teorias da negociação.
Palavras-chave: negociação, conflito, guerra, Israel/Palestina, cooperação.
Introdução
Constantemente noticiários e jornais trazem imagens e relatos de conflitos internacionais que chocam o mundo devido à tamanha violência e crueldade demonstradas por alguns homens contra outros seres humanos. Conseqüentemente, esses confrontos acabam por resultar em prejuízos para ambas as partes, explicando a busca incessante de propostas mais plausíveis para a solução dessas controvérsias, evitando manifestações agressivas como a guerra e a luta armada.
Nessa perspectiva, o presente trabalho objetiva analisar o conflito entre Israel e Palestina, a partir das teorias da negociação e dos conflitos e com base nos pressupostos das Escolas Realista e Pluralista das Relações Internacionais.
Dessa forma, este estudo descritivo e exploratório, do tipo estudo de caso, consiste na pesquisa de um conjunto de dados que descrevem uma fase ou a totalidade do processo social de uma unidade, em suas relações internas e nas suas fixações culturais.
Em primeiro lugar serão discutidas as peculiaridades da negociação, conceituando e as variáveis da negociação e expressando os aspectos internacionais relevantes, bem como enfocando a teoria pluralista das relações internacionais e sua ênfase na cooperação e em acordos ganha-ganha.
Posteriormente, será iniciada a abordagem dos conflitos internacionais e meios de soluções de controvérsias, sejam eles pacíficos, coercitivos ou a guerra, e suas implicações no âmbito da Escola Realista das Relações Internacionais.
Finalmente, através de um levantamento das informações históricas e recentes sobre o conflito Israel/Palestina, serão abordados os dois aspectos discutidos anteriormente.
1. Idéias e Conceitos Gerais sobre Negociação
Embora o tema ‘negociação’ tenha sido muito discutido no decorrer da história, somente recentemente foram atribuídos a ele conceitos e teorias. Nem como todos pensam, negociar faz parte da vida dos indivíduos, que, consciente ou inconscientemente, sempre realizam essa ação. Pode-se dizer que o homem nasce com a competência para realizá-la, pois desde criança negocia com seus pais e mesmo sem a fala consegue se comunicar através do choro que corresponde a uma necessidade e interesse.
No princípio, o conceito de negociação estava ligado à obtenção de vantagens, ou seja, a idéia de tirar proveito da situação sem levar em consideração a posição do outro e os conseqüentes resultados. Entretanto, na conjuntura atual procura-se obter um relacionamento duradouro, o que somente é possível através da satisfação de ambos os lados envolvidos em uma negociação, ou seja um resultado ganha-ganha.
Acuff (1993, p.21) consegue generalizar mais o conceito definindo “negociação como o processo de comunicação com o propósito de atingir
...