NÍVEL DE EDUCAÇÃO SOCIOLÓGICA MS-SAD
Tese: NÍVEL DE EDUCAÇÃO SOCIOLÓGICA MS-SAD. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: loyslaine • 9/3/2014 • Tese • 1.565 Palavras (7 Páginas) • 299 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
POLO DE JARDIM/MS
CURSO DE PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Alice Abadia Peixoto Lopes - RA 370859
Andréia da Cunha de Almeida - RA 370917
Antônia Benites Tinasso - RA 367851
Edilene Franco de Melo - RA 370893
Luciene Nunes – RA 387954
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
JARDIM-MS
NOVEMBRO 2013
Alice Abadia Peixoto Lopes - RA 370859
Andréia da Cunha de Almeida - RA 370917
Antônia Benites Tinasso - RA 367851
Edilene Franco de Melo - RA 370893
Luciene Nunes – RA 387954
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Atividades Prática Supervisionada (ATPS)
Apresentada ao Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito de nota parcial da disciplina: Fundamentos Sociológicos da Educação ministrada pela professora EAD Nancy Silva. .
JARDIM-MS
NOVENBRO 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
(Desenvolvimento)
1. SIGNIFICADO DE SOCIOLOGIA.....................................................................5
2. O FILME “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA”...............................................6
3. A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR................7
4. A AÇÃO DA RESPONSABILIDADE................................................................8
5. CONCLUSÃO........................................................................................................9
6. REFERENCIA BILBIOGRAFICA...................................................................10
INTRODUÇÃO
Vamos falar um pouco sobre a sociologia e suas contribuições para educação, a sociologia ela estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou diferentes grupos que formam a sociedade e as contribuições que apresentam as criticas para educação em sociedade. Falaremos um pouco sobre o filme “Entre os muros da escola” onde junto com o líder da sala e os professores fazem uma analise de cada aluno e as criticas também são abordadas, e colocaremos as situações do cotidiano da escola onde a sociologia poderá ser empregada para ajudar nos fundamentos sociológicos, Agnes Heller uma breve citação sobre sua temática.
(desenvolvimento)
1. Significado de Sociologia
No inicio do século XX, predominava o chamado enfoque moralista de orientação geral positivista, vários estudiosos de diferentes países interessados em analisar a construção do conhecimento como processo articulado na França, Auguste Comte propunha uma história do conhecimento Durkheim e seus seguidores, principalmente Marcel Maus, estudaram a origem social categoria fundamental ou “representações coletivas”, do mesmo modo, historiadores como Marc Bloch e Lucien Febre produziram reflexões importantes sobre “mentalidade coletiva”.
Argumentava se que as ideias são socialmente situadas e formadas por visões do mundo ou estilo de pensamento. Esse estilo de pensamento era associado a período, a nações e, para Mannheim, a gerações e classes sociais. Foi esse grupo de intelectuais que batizou a reflexões em que investia como “sociologia do conhecimento”.
E essa disciplina, em consonância com o que apresenta a ciência da qual se originou e dividi se em diversas correntes teóricas, que se reflete por uma vez na diversidade de tema e enfoque utilizado nos estudos e pesquisas que definam o campo de estudo. Assim convive hoje lado a lado, uma sociologia da educação critica com base, em geral, em algum modelo de analise marxista, e outra, ainda fortemente inspirada pelo modelo de analise funcionalista, com base em metodologia de pesquisa empírica, ou ainda enfoques em sociologia da educação que priorizam as analisem de caráter macrossociológico, que estabelecem relações entre a economia capitalista e a produção das desigualdades na escolarização onde será analise de processo sociais produzindo no nível de pequenas unidades sociais, como a sala de aula.
Os estudos sociológicos da educação deve se destacar a importante contribuição de Durkheim, na tentativa de consolidar está área de estudo. Apesar de contribuir grandemente para a legitimação da sociologia de educação, como campo especifica de estudos, o enfoque moralista mesclava filosofia e ciência, confiante em que o entendimento sociológico da educação influenciasse o progresso social.
A sociologia da educação encontra assim os caminhos para a construção de seu espaço, como campo especifica, onde estudos que se situam numa tradição de abordagem sociológica da educação num nível macrossocial e buscam estabelecer as relações entre o sistema educacional e as outras instituições sociais.
2. O Filme “Entre os muros da escola”
O filme mostra bem os desafios dentro da sala de aula, e também um panorama da sociedade da França. Fica ainda mais realista porque o ator principal já havia sido professor, a verdade é que a educação
...