O BRASIL PORTUGUÊS
Casos: O BRASIL PORTUGUÊS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cleberPesq • 11/6/2014 • 711 Palavras (3 Páginas) • 610 Visualizações
O BRASIL PORTUGUÊS
‘’ Muitos do males do Brasil atual são creditados por muitas pessoas, ao nosso passado colonial. Muitos séculos se passaram desde então e as heranças coloniais não pode mais ser responsabilizadas por esses males, apesar de mantermos vivos muitos dos preconceitos e ideologias trazidas pelos colonizadores. ‘’
Quando se trata no assunto Colonização do Brasil, não podemos deixar de citar esse processo vivido pelos Estados Unidos, são frequente os questionamentos de como teria sido se o Brasil tivesse sido colonizado pelos ingleses e pelos Holandeses. Mas infelizmente não da para responder como teria sido, já que este fenômeno não ocorreu.
Se associarmos a situação atual do Brasil a colonização portuguesa os culpando, estaríamos dizendo que eles eram inferiores aos ingleses e holandeses, porém quando o Brasil foi colonizado Portugal era o país mais bem estruturado, permitindo com que eles saíssem antes que os demais países a procura de novos mercados para exploração, sendo assim pioneiros na navegação. Portugal conseguiu realizar com sucesso o processo de exploração, gerando fortunas através do açúcar e do ouro.
É comum questionamentos sobre o povo que Portugal enviou para cá no início da colonização, ladrões, assassinos, prostituas e etcs... Mas também devemos levar em consideração que o sistema penal de Portugal na época era muito rígido, com punições severas até para pequenos infratores, que eram retirados de seu país de origem e enviados para cá. O que não os torna incapazes e inferiores, visto que Portugal lucrou muito com a colonização.
O desenvolvimento do capitalismo na Europa, levou países desse continente a conquistarem outras regiões do planeta, impondo assim a colonização e exploração a força buscando o enriquecimento. O domínio foi mantido a força, até para quem foi buscar uma vida nova nessas colônias, foram submetidos a miséria e a pobreza já que maior parte do lucro obtido ia direto para metrópole. Quando as colônias se tornaram independentes, tiveram que procurar um novo modo de viver, com um povo muito pobre e uma elite muito rica, gerando desigualdades culturais e sociais.
A colonização foi fruto de necessidades estruturais, como organização política, econômica e social. E isso deixou marcas profundas nas ex colônias.
Então, como explicar tamanha diferença entre Estados Unidos e Brasil?
Os ingleses queriam a América do Norte para explorar como fizera Portugal com o Brasil, mas não conseguiu. A Inglaterra começou a colonizar Portugal muito lentamente, por falta de recursos financeiros. E durante os séculos XV e XVI a Inglaterra travou muitas batalhas políticas e religiosas para conseguir manter seu poder centralizado e no séc. XVII, conheceu revoluções além de guerras para conseguir o domínio dos mares, só podendo investir em sua colônia na metade do século XVIII.
Trazidos pela miséria e pela pobreza muitos ingleses foram para os Estados Unidos, porém ao contrário do Brasil, os que habitaram o norte da colônia próximas ao Canadá, não podiam plantar produtos tropicais que redessem
...