O CLIMA DE LONDRES/SÃO PAULO
Por: Izadora Moura • 13/9/2016 • Relatório de pesquisa • 2.600 Palavras (11 Páginas) • 446 Visualizações
CLIMA
LONDRES E SÃO PAULO
André Lascoski
Eduardo Marquetti
Isadora Wroblewski
Izadora de Moraes
Patrick Reis
Sidnei Moraes
Trabalho apresentado à disciplina de Geografia
como requisito parcial à obtenção de
conceito referente ao 2° Bimestre de 2015.
Oficina Trânsito 3, Equipe EQUIPILOTOS,
.professor Guilherme
INTRODUÇÃO.
O Clima é uma das maiores influencias de um país e/ou nação, seja esta influência cultural ou econômica.
Neste trabalho será apresentado o clima e a relação dele com o desenvolvimento econômico da cidade de São Paulo- Brasil e a cidade de Londres- Inglaterra.
Características Climáticas
São Paulo:
O clima de São Paulo é considerado subtropical úmido, com diminuição de chuvas no inverno e temperatura média anual de 18,8 °C, tendo invernos brandos e verões com temperaturas moderadamente altas, aumentadas pelo efeito da poluição e da concentração de edifícios. Fevereiro é o mês mais quente, tem temperatura média de 22,7 °C e julho é o mês mais frio de 16,1 °C, por causa do efeito das ilhas de calor, causado por excessos de prédio, asfalto, concreto e poucas áreas verdes, a cidade de São Paulo tem sofrido com os dias quentes e secos durante o inverno, não raro ultrapassando a marca dos 25 °C nos meses de julho e agosto.
Devido à proximidade do mar, a maritimidade é uma constante do clima local, sendo responsável por evitar dias de calor intenso no verão ou de frio intenso no inverno e tornar a cidade úmida. A umidade tem índices considerados aceitáveis durante todo o ano, embora a poluição atinja níveis críticos no inverno, devido ao fenômeno de inversão térmica e pela menor ocorrência de chuvas de maio a setembro.
Climograma:
[pic 1]
A precipitação anual média é de 1376,2 mm, concentrados principalmente no verão. As estações do ano são bem definidas: o inverno é ameno e subseco, e o verão, moderadamente quente e chuvoso. Outono e primavera são estações de transição. Geadas ocorrem em regiões mais afastadas do centro, e em invernos rigorosos, em boa parte do município.
35 mm refere-se à precipitação do mês de Julho, que é o mês mais seco. Em Janeiro a precipitação tem uma média de 218 mm.
21.5 °C é a temperatura média do mês de Janeiro, o mês mais quente do ano. Ao longo do ano Julho tem uma temperatura média de 15.4 °C. É a temperatura média mais baixa do ano.
Londres:
A cidade de Londres (capital da Inglaterra) possui clima do tipo temperado oceânico. A média de temperatura anual é de 12°C.
Os invernos são geralmente frios com presença de geadas, que ocorrem, em média, duas vezes por semana entre os meses de novembro a março. Neve cai sobre a cidade poucas vezes durante o ano (de 4 a 5 vezes), geralmente entre os meses de dezembro a fevereiro (meses mais frios do ano). Nesta época do ano as temperaturas ficam entre 5°C e 8°C. Porém, na maior parte dos dias de inverno a temperatura fica em torno de 3°C a 6°C.
O verão em Londres é quente com temperatura média de 19°C. A região central costuma ficar até 4°C mais elevada do que nos subúrbios em função da formação de uma "ilha de calor". Este fato ocorre, pois a região central é muito urbanizada, ou seja, presença de muito concreto e poluição atmosférica. A temperatura nesta época do ano raramente ultrapassa os 25°C.
Climograma:
[pic 2]
A cidade de Londres é muito úmida, pois fica localizada próxima do oceano. Em todos os meses do ano a umidade relativa do ar fica acima dos 90%, sendo que a média anual é de 92% de úmida.
A cidade de Londres é marcada por presença de chuvas durante todo ano, sendo que elas ocorrem com maior intensidade entre os meses de outubro e dezembro. São chuvas de baixa intensidade (fracas e contínuas). São raros os temporais na cidade. O índice pluviométrico da cidade é de 700 mm anuais.
Os meses com mais pluviosidade são outubro e novembro com, aproximadamente 60 mm e os meses com menos pluviosidade são fevereiro e abril com, aproximadamente 40 a 45 mm.
Janeiro, fevereiro e dezembro têm as temperaturas mais baixas (5° C) e julho e agosto tem as temperaturas mais altas (19° C).
Elementos climáticos
Os elementos climáticos são as grandezas atmosféricas que podem ser medidas ou instantaneamente mensuradas. São os elementos atmosféricos que variam no tempo e no espaço e que se configuram como o atributo básico para se definir o clima da região. Os principais elementos climáticos são: radiação, temperatura, pressão e umidade.
radiação: a radiação climática, em linhas gerais, pode ser definida como todo o calor recebido pela atmosfera, a maior parte advinda do sol, mas que também recebe a influência dos seres vivos e dos elementos naturais e artificiais que refletem o calor já existente. A radiação solar manifesta-se em diferentes tons de intensidade ao longo do planeta, o que contribui para a formação das chamadas zonas térmicas ou climáticas da Terra.
temperatura: é a mensuração do calor na atmosfera, podendo ser medida em graus celsius (ºC) ou em outras unidades de medida, como fahrenheit (ºF) e o kelvin (K).
pressão atmosférica: é o “peso” ou “força” exercidos pelo ar sobre a superfície, pois, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o ar possui massa e, consequentemente, peso. A pressão atmosférica costuma ser medida em milibares (mb).
umidade: é a quantidade de água em sua forma gasosa presente na atmosfera. Temos, assim, a umidade absoluta (quantidade total de água na atmosfera) e a umidade relativa do ar (quantidade de água na atmosfera em relação ao total necessário para haver chuva).
...