O Estudo de Viabilidade
Por: HamiltonTeixeira • 16/4/2019 • Monografia • 3.381 Palavras (14 Páginas) • 305 Visualizações
I. Introdução
O presente projecto conta sete capítulos, onde o primeiro demostrará o problema de pesquisa e consequentemente a pergunta de partida, apresentará também o objectivos a alcançar bem como a justificativa e a possível hipótese.
O segundo capitulo fará uma breve apresentação da empresa, a sua missão, visão e valores e o organograma da mesma, e ainda a identificação do publico alvo.
O terceiro capitulo demostra a concorrência, os fornecedores, os potenciais clientes, a analise SWOT e ainda a respectiva vantagem competitiva.
O quarto capitulo conta com uma apresentação resumida das amortizações dos imobilizados, possíveis receitas, o consumo de produtos e serviço de terceiros, o plano de força de trabalho e salários, os encargos financeiros, o fluxo de caixa, e por fim o VAL, TIR e o PAYBACK.
O quinto capitulo conta com a metodologia que serviu de suporte para o estudo.
O sexto capitulo é a conclusão que visa dar resposta ao problema levantado.
E o últimos ou sétimo capitulo contém as fontes ou referencias bibliográficas que também serviram de suporte ao estudo em questão.
- Problema de Pesquisa / Pergunta de Partida
O não estudo de viabilidade do projecto a investir é um dos factores de muitos investimentos não terem sucessos, dentro de determinadas organizações. Diante da consequência de um investimento sem qualquer estudo de viabilidade, a pergunta de partida foca-se no seguinte:
- Que importância tem o estudo de viabilidade na tomada de decisão sobre investir ou não num determinado projecto?
- Objectivos
1.2.1 Objectivo Geral
- Descobrir como o estudo de viabilidade influencia na tomada de decisão de um investimento.
1.2.2 Objectivos Específicos
- Compreender os factores que levarão o projecto ao sucesso.
- Avaliar o mercado e potencialidades do negócio.
- Estudar a viabilidade do projecto pelos indicadores VAL, TIR e PAYBACK.
- Hipótese
Se o estudo de viabilidade para a implementação de um dado projecto é um factor crucial na avaliação do mercado e potencialidade do negócio, então teremos bons resultados.
- Justificativa
Em virtude do problema de pesquisa acima apresentado, este trabalho visa ajudar na percepção de como o estudo de viabilidade pode auxiliar o empreendedor na tomada de decisão de investir ou não em determinados projectos, sendo assim, este projecto o ilustrará a não tomar decisões precipitadas em realizar investimentos sem antes estudar se esse investimento terá o devido retorno.
II. Apresentação da empresa
O Snack-Bar doravante denominado por “Cantinho” é um espaço onde os clientes poderão divertir-se com amigos e familiares, comemorando aniversários, assistir partidas de futebol e novelas etc.
Principais produtos: Hambúrguer, Cachorro quente, Fahita, Prego no pão, cervejas diversas, vinhos e whisky diversos e refrigerantes.
O Cantinho procurará contribuir para melhoria de qualidade de vida, aliviando estresses diários dos trabalhadores, sendo assim, o Cantinho estará aberto todos os dias das 14 às 0hrs.
Tipo de sociedade: Nome Individual
Actividade: Comércio e prestação de serviço.
Missão: Tornar-se líder no Palanca.
Visão: Promover condições motivacionais para o sucesso do Cantinho.
Valores:
- Respeitar, compreender e antecipar as necessidades dos clientes.
- Inovação e transparência.
2.1 Fundamentação Teorica
De acordo com Abecassis e Cabral (1991) em “Análise Económica e Financeira de Projectos”, um investimento corresponde a “trocar a possibilidade de satisfação imediata e segura traduzida num certo consumo pela satisfação diferida, instantânea ou prolongada, traduzida num consumo superior.”. Já Araújo (2003), em Análise de Projectos de Investimento, acrescenta-lhe um novo elemento – afectação de fundos – considerando que um “investimento será toda a afectação de fundos feita com o objectivo de obter determinados benefícios em termos de rendibilidade”.
Ao analisarmos estas definições verificamos que são abrangidos uma diversidade de investimentos que se podem organizar em diversas modalidades, segundo: a sua natureza, a sua dimensão, a sua inserção sectorial, a origem dos fundos ou o tipo de financiamento (Marques, 1998).
Contudo, de um modo geral, classificam-se em cinco grandes categorias (Martins et al., 2011):
- Criação de empresas: neste caso, a empresa é concebida tendo em conta o projecto
de investimento que pretende criar, acabando por estar em sintonia com o mesmo.
- Investimentos de substituição: apesar de não aumentarem significativamente a
produtividade da empresa, este tipo de investimentos visa a substituição de equipamentos usados. Geralmente são a usura física, a susceptibilidade de avarias e a obsolescência as principais causas da sua troca.
- Investimentos de Expansão: pretendem aumentar a capacidade da oferta, sendo
necessário para isso estudos de rendibilidade e de mercado.
- Modernização ou Inovação: têm o objectivo de reduzir os custos de funcionamento,
produzir novos produtos ou aperfeiçoar os já existentes. A sua implementação torna necessário a realização de estudos técnicos, de mercado, de rendibilidade e a consequente modificação das linhas de fabrico.
- Estratégicos: pretendem, por um lado, reduzir o risco associado às suas
dependências de abastecimentos em quantidade, qualidade e preço, e por outro, melhorar o carácter social da empresa de forma a tornar o ambiente de trabalho mais favorável. Ao contrário dos outros tipos de investimentos, estes poderão ser inspirados por razões de ordem económica, técnica ou social.
...