O MONGE E O EXCUTIVO
Exames: O MONGE E O EXCUTIVO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NoemiMello • 25/4/2014 • 888 Palavras (4 Páginas) • 326 Visualizações
O MONGE E O EXECUTIVO
Noemi De Mello Souza*
Referência.
HUNTER, James C. O Monge e o Executivo, Uma história sobre a essência da Liderança. 18 ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.
O livro traz para todos vários conceitos de liderança ensinando os princípios fundamentais de ser de um excelente líder, narrando a história de John Daily, um executivo bem sucedido, que se tornou o mais jovem gerente geral de uma grande indústria de vidro plano, técnico voluntário de um time de beisebol, graduado em administração de empresa pela Universidade Valparaíso, casado e pai de dois filhos.
John pensava que tudo na sua vida estava indo muito bem, tinha tudo o que um homem poderia desejar. Mas sem que ele percebesse a família dele estava destruturando, ficou surpreso quando a esposa dele Rachel disse que estava infeliz com o casamento e o relacionamento dele com os filhos também não ia bem.
Apesar dos problemas com a sua família no seu trabalho estava se sentido seguro, quando de repente vê o seu mundo desabando ao começar com um movimento sindicalista na empresa que atua, onde seu chefe dá a entender que o problema de tal reivindicação por parte dos operários é único e exclusivo problema de gerencia, ou seja, de Jonh. Após todos esses acontecimentos a sua esposa sugere que ele vá se aconselhar com o pastor de sua igreja, a principio Jonh resiste porque não queria que a igreja interferisse na sua vida, mas percebendo que estava fracassando como gerente, esposo e pai, decide ir se aconselhar com o pastor que o indica a participar de um retiro num pequeno mosteiro
No começo Jonh não concordava com a sugestão do pastor achava que aquilo não fazia sentido, e que jamais seguiria tal conselho, porém ao ouvir que um dos frades era o Leonard Hoffman, um ex-executivo de uma das maiores empresas dos Estados Unidos, seu interesse foi despertado, e apesar de ser um homem orgulhoso, admitiu que os negócios não iam bem e se a sua vida continuassem do modo que estava ia perder a esposa e os filhos, foi então que decidiu aceitar o conselho do pastor e passar uma semana no mosteiro.
Quando Jonh chegou ao mosteiro foi informado que o curso sobre liderança seria ministrado por Leonard Hoffman, ou simplesmente irmão “Simeão”. Junto com ele havia mais cinco pessoas que iam fazer parte deste curso essas pessoas eram: o pastor Lee de Wisconsin, Greg, sargento do exército, Teresa, diretora de uma escola pública, Chris, treinadora de um time de basquete e Kim enfermeira-chefe; todos eles tinham algo em comum exerciam cargo de liderança. O curso que terá duração de uma semana inicia abordando o assunto os princípios de liderança, como realmente um bom líder deve ser e agir mostrando a diferença entre o poder e a autoridade.
No decorrer da semana foram discutidos vários assuntos a respeito de liderança com a participação de todos os que faziam parte do grupo. Simeão abordou que liderar é servir é executar tarefas enquanto constrói o relacionamento transmitido confiança o líder identifica e diferencia as necessidades de cada pessoa sendo flexível incentivando e dando condições para que essas pessoas se tornem melhor que pode ser onde acredita que a autoridade sempre se estabelece em servir
...