O PROJETO EDUCACIONAL COOPERATIVO
Por: narq • 15/12/2019 • Projeto de pesquisa • 481 Palavras (2 Páginas) • 219 Visualizações
PROJETO EDUCACIONAL COOPERATIVO
" Imagino uma escola, lugar de sonhos e fantasias, onde o corpo faminto de SABER encontre o SABOR da descoberta, o prazer de aprender..."
(Rubem
- JUSTIFICATIVA:
Durante o período de recreio grande números de alunos se reúnem. Geralmente as brincadeiras de correr são as preferidas o que ocasiona acidentes e confusões. Para minimizar esta situação e proporcionar um ambiente mais saudável, o projeto “Recriando Recreio” vai oferecer brincadeiras e atividades lúdicas e mais adequadas ao espaço e ao momento”.
Uma vez que os alunos estão fazendo o uso inadequado deste período de intervalo com correrias, brincadeiras perigosas de lutas e o famoso jogo de futebol com objetos perigosos, colocando em risco a sua própria segurança. Sendo assim se faz necessário um projeto cooperativo que envolva os alunos de forma lúdica, proporcionando a interação nas relações sócio afetivas, socializando de forma consciente.
- SITUAÇÃO-PROBLEMA
Durante o tempo do recreio os alunos estavam desmotivados com as brincadeiras, e assim estavam correndo, bagunçando e gritando, sendo que esse momento é para descontrair, socializar e brincar com prazer.
3.1 Potencialidades
- Área verde;
- Piso para pintura;
- Amplo espaço para jogos e brincadeiras;
- Papel contact para desenhos e escritas
- Monitores de pátio.
3.2 Oportunidades
- APMF;
- Voluntários.
3.3 Principais demandas da comunidade
- Quadra para educação física nas dependências da escola;
- acolhimento dos alunos na entrada do portão principal da escola
- OBJETIVOS:
4.1 Objetivo geral:
Diminuir a correria e gritaria no recreio, utilizando estratégias que contribuam para o desenvolvimento integral do aluno através de atividades educativas e lúdicas.
4.2 Objetivos específicos:
• Conscientizar os alunos de quais são as ações, atitudes e procedimentos mais corretos para cada espaço físico da escola, criando assim uma nova cultura de recreio na comunidade escolar;
• Resgatar as brincadeiras mais saudáveis que não fazem mais parte do repertório de brincadeiras de nossas crianças atualmente despertando o espírito de liderança e cooperação, Favorecendo diálogos de trocas de atividades entre professores para serem inovadas as brincadeiras de maneira continua.
• Promover durante o período de recreio um ambiente fortalecedor das relações sociais e minimizar os comportamentos agressivos, proporcionando aos alunos, momentos de interação lúdica onde a expressão espontânea e organizadora da capacidade relacional se estruture de maneira equilibrada e autônoma.
. Estimular os alunos do 4º e 5º anos a serem Monitores de Pátio, para um melhor desenvolvimento no ato de brincar com harmonia.
SÍNTESE FINAL
A realização deste projeto, tem contribuído na melhoria da disciplina dos alunos, na diminuição do número de acidentes, na vivência, além de desenvolver relações de amizade e cooperação entre os alunos dos diversos anos/séries.
...