O Plagio Acadêmico
Por: Polyana Pallasson • 17/11/2018 • Resenha • 815 Palavras (4 Páginas) • 425 Visualizações
Plagio Academico-
1-Ouvimos muito a se falar sobre plágio e violação dos direitos autorais na música, literatura ou em obras de arte; principalmente nos últimos anos, essa prática vem se multiplicando, de forma preocupante, no ambiente acadêmico e de pesquisa, por conta do volume e da diversidade de informações, descobertas e conhecimentos disseminados (que veio a se tornar publico), principalmente na internet.
2-CONCEITO DE PLÁGIO
Plágio não é somente a cópia fiel e não autorizada da obra de outra pessoa −seja ela artística, literária ou científica. É também, e mais comumente, a cópia “da essência criadora sob veste ou forma diferente” (pg. 65 JOA), isto é, a apropriação indevida da produção de outrem mascarada por um modo distinto de escrever ou pela versão para outro idioma, entre várias possibilidades.
3-O plágio não tem nada a ver com a citação bem intencionada e referenciada a autores, com o uso de uma dissertação ou tese como ponto de partida para a construção de uma nova teoria, muitas vezes o inicio entre o inocente uso das fontes e a cópia maliciosa é muito pequena, dando margem ao crime, mas também a múltiplas situações de conflito.
A legislação brasileira configura como crime de plágio o uso indevido da propriedade intelectual de outro (artigo 184 do Código penal) definindo plágio como crime de falsidade ideológica, em documentos particulares ou públicos (art. 299 do Código Penal). O
4- Plágio acadêmico além dos tipos clássicos apontados pela doutrina (integral, parcial e conceitual), podem apresentar novas formas, originados pelo uso de novas tecnologias da informação e comunicação, que vão para além do ato de fraude ou cópia servil, (por ex: copiar e colar palavra, parágrafos ou páginas), sem que haja citação da fonte.
Algumas tipificações nas quais os plágios acadêmicos costumeiramente podem ocorrer:
1- Plagio Direto/Total/Integral: Consiste basicamente em uma determinada obra que é plagiada por inteiro, palavra por palavra (““word-for- word””), sem citar a fonte de onde se extraiu o material. São exemplos os verbetes de enciclopédias que muitas vezes são utilizados integralmente na elaboração de trabalhos de alunos
2- Plágio Parcial: É uma ‘colagem’ resultante de partes extraídas em parágrafos ou frases de um ou diversos autores, e se caracteriza pela simples omissão dos créditos para os verdadeiros autores sem menção às obras.
3- Plágio conceitual: Ocorre quando o plagiado se utiliza do texto de outro autor, escrevendo de outra forma, sem atribuir a devida citação àquele que teve a originalidade da ideia ou da concepção teórica original.
4- Plágio Indireto: Se apresenta de diversas formas, sempre com a intenção de aproveitar a idealização de outrem e transformando-a como nova forma para apresentar como algo de novo. Se percebe que o conteúdo é um reaproveitamento de outros textos e pesquisas de terceiros, sem atribuição de crédito aos legítimos autores
5- Plágio às Avessas: O plágio às avessas no meio acadêmico pode ocorrer quando uma pessoa qualquer, não identificada, que teve acesso a um texto de um determinado pesquisador, e simplesmente retira a autoria do pesquisador original para atribuir a um terceiro, que possui uma determinada área do conhecimento de grande prestígio.
6- Plágio Invertido: O plágio invertido surge também com o início da internet e consiste no ato do autor retirar o seu próprio nome do artigo, poema, crônica ou texto, para atribuí-lo a um terceiro, que é uma autoridade na matéria, para com isto buscando atribuir maior reconhecimento e validade nos argumentos constantes do texto.
...