O Que é Ser Pedagogo
Pesquisas Acadêmicas: O Que é Ser Pedagogo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nanaaguiar • 13/5/2014 • 809 Palavras (4 Páginas) • 231 Visualizações
A importância da Pedagogia como conhecimento científico responsável pela preparação de Pedagogia para lidar com vidas humanas, desenvolve uma postura ética e política comprometida com a melhoria da qualidade de ensino, não apenas nos espaços escolares como também em instituições sociais, formais e não formais. Neste sentido busca maiores conhecimentos dentro de seus princípios educacionais, tendo como perspectiva desenvolver a capacidade de análise, considerando aspectos teóricos práticos da sala de aula e locais para aprendizagem.
Para Libâneo, o Curso de Pedagogia deve formar o pedagogo stricto-sensu, isto é, um profissional qualificado para atuar em vários campos educativos e atender demandas socioeducativas de tipo formal e informal, decorrentes de novas realidades sociais. Deve exercer um trabalho específico de atuação pedagógica em um amplo leque de práticas educativas voltadas para o contexto específico da instituição escolar, entendida esta como um centro irradiador de cultura. Quem deseja ser chamado de “educador”, não pode ignorar a importância dos processos educativos extra-escolares, especialmente os comunicacionais, nos quais a Pedagogia esta empenhada (LIBÂNEO, 1999, 30-30).
Tendo em vista o próprio movimento político educacional do país, os avanços e retrocessos que acompanham a trajetória histórica do Pedagogo no contexto escolar, buscam-se caminhos e respostas junto a especialistas da área quanto a sua identidade e atuação. Inicialmente criticado por sua função fragmentada no interior da escola, passou-se a discutir a validade ou possível extinção de sua função até se chegar, atualmente, à preocupação com sua formação e atuação; é a respeito desta trajetória que se realiza este estudo.
Sabe-se que a sociedade atual demanda um profissional comprometido com os problemas da educação, crítico, com domínio de conteúdo científico, pedagógico e técnico, com compromisso ético, político e histórico e com responsabilidade social para com a educação. Apesar destas questões e de várias outras já terem sido objeto de estudo, a sua importância justifica-se na necessidade de um processo de reflexão sobre a ação do Pedagogo, e ainda, sua atuação como indivíduo inserido no coletivo, no político e no social.
O pedagogo precisa sempre estar atualizado, não se pode formar e estacionar em uma escola hoje ele precisa muito mais do que pegar na mão do aluno e ajudar ele a escrever, tem se como objetivo formar um cidadão críticos capazes de mudar a sociedade pela qual vivemos, tem que estar sempre aprendendo seja com seu aluno, com seu companheiro de trabalho, com a família ou com o amigo, apesar de que estes pilares da educação servem de base para tudo que se tem hoje, umas das causas pela qual a profissão de pedagogo tem aberto novos caminhos.
Ser pedagogo não significa só atuar em escola ou sala de aulas, tem que ser muito mais além, acima de tudo, precisa estar acompanhando tudo a nossa volta a historia muda a cada dia, não deixando para traz nossas raízes mais sim atualizando nossos conhecimentos e aprendendo a cada dia um novo jeito de compreender a vida.
Pedagogo vem de Pedagogia que é a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo, sua palavra tem origem na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé (condução). O profissional cuja formação é a Pedagogia, no Brasil é uma graduação da categoria Licenciatura ou Gestão Escolar (administração escolar, orientação pedagógica e coordenação
...