O Surrealismo No Colegial
Por: f4b14n4 • 25/8/2015 • Relatório de pesquisa • 559 Palavras (3 Páginas) • 234 Visualizações
SURREALISMO
O surrealismo surgiu na década de 1920 na França, com influências das teses de Sigmund Freud que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano, onde de acordo com ele o homem deve se libertar da lógica e dos padrões comportamentais e morais impostos pela sociedade e focar nos sonhos e informações do inconsciente, como conseqüência, não seguindo valores sociais da burguesia, como status, pátria, família, etc.
O inicio do surrealismo se deu com a publicação do “Manifesto Surrealista” feito em 1924, pelo poeta e psiquiatra francês André Breton. Nesse manifesto, foram declarados os mais importantes princípios do movimento, que são: ausência da lógica, credibilidade de uma realidade “perfeita”, exaltação da liberdade de criação, entre outros.
Além disso, outros marcos importantes do surrealismo foi a publicação da revista “A Revolução Socialista” e o segundo “Manifesto Surrealista”, ambos em 1929. Os principais artistas do surrealismo na década de 1920 foram: o escultor Italiano Alberto Giacometti, o dramaturgo francês Antonin Artaud, os pintores espanhóis Salvador Dalí e Joan Miró, o belga René Magritte, o alemão Max Ernst e o cineasta espanhol Luis Bañue, e os escritores franceses Paul Éluard, Louis Aragon e Jacques Prévert.
A década de 1930 é conhecida pelo período de expansão surrealista pelo mundo todo, na qual artistas, cineastas, dramaturgos e escritores de todos os continentes se identificam com as idéias e o estilo do surrealismo. Porém, no final da década de 1960, o movimento entra em crise e acaba perdendo forças.
- Artes plásticas:
Foi através da pintura que as idéias do surrealismo tiveram mais forças para serem expressas. Através de tela e tintas, os artistas plásticos colocam suas emoções, e inconsciente e representavam um mundo utópico e concreto.
O movimento artístico divideiu-se em duas correntes. A primeira delas representada principalmente por Salvador Dalí, que trabalhava com a distorção de imagens conhecidas. Sua obra mais conhecida nesse estilo é “A persistência da memória”, onde aparecem relógios desenhados com a impressão de que estavam derretendo.
[pic 1]
A segunda corrente é liderada por principalmente Joan Miró e Max Enrst, que libertam a mente e focam no inconsciente, sem controle algum da razão. As pinturas saem com formas curvas, e muitas cores. “O carnaval de Arlequim” e “A cantora melancólica” de Miró, são duas obras que representam bem esse lado do surrealismo.
[pic 2]
- Literatura:
Os escritores do surrealismo rejeitaram o romance e a poesia em estilos tradicionais e que estavam ligados a burguesia e seus valores. As poesias e textos do movimento são marcados pela livre associação de idéias, frases montadas com recortes de revistas e jornais e muitas idéias do inconsciente. Os representantes da literatura surrealista são: o poeta Éluard, autor de “Capital da dor” e André Breton, autor de “O amor louco” e “Vasos comunicantes”.
...