O estado Brasil: O grande Leviatã
Por: Yhan Pablo • 17/8/2018 • Trabalho acadêmico • 2.640 Palavras (11 Páginas) • 336 Visualizações
Coleio interativa
Yhan Pablo P. Rodrigues
O estado Brasil: O grande Leviatã
O grande tubarão branco
Goiânia-GO
2017
Coleio interativa
O estado Brasil: O grande Leviatã
O grande tubarão branco
Trabalho elaborado para fins de avaliação parcial da II etapa III bimestre em todas as disciplinas da 2o série matutino do Colégio Interativa sob a orientação do professor João Carlos.
Goiânia-GO
2017
Sumario
Introdução............................................................................................................4
Desenvolvimento...................................................................................................
- Analise de leviatã5
- Quem foi Thomas Hobbes? 5/6
- Leviatã 6
- Ideias politicas de Hobbes 6
- Hobbes e o contrato social 6
- Historia do estado brasileiro 6/7
- Leis que garantem o monopólio do uso da violência 7/8
- Relações das teorias de Hobbes com o estado brasileiro 8/9
- Rebeliões ao longo da historia 9/10
Considerações finais................................................................................................12
Bibliografia ............................................................................................................12
Anexos.....................................................................................................................13
Introdução
O presente trabalho é sobre o estado Brasil : o grande leviatã, mais concretamente sobre as relações da teoria do filosofo Thomas Hobbes com o estado brasileiro, ressalta o uso do monopólio da violência na construção da sociedade.
Este trabalho tem como objetivo trazer uma maior clareza sobre as teorias de Hobbes e como ela pode interpretada e presente no Brasil
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica , enriquecida com alguns relatos e documentos.
O estado Brasil: O grande Leviatã
Analise de Leviatã
Leviatã significa o estado, a origem desse nome, tem procedência religiosa, o leviatã é um mostro marinho, que significa um estado forte, que não pode investir contra ele , foi feito para não ter medo e é o rei de todos os animais ferozes. O estado de Thomas Hobbes é um leviatã, que foi feito para combater monstros ainda maiores do que ele mesmo, a pior tirania é sempre melhor que a guerra ou a anarquia.
No livro,Hobbes aponta a respeito do JuzNaturale, que é os direitos naturais do homem (ser humano, homem e mulher) e ele fala necessariamente sobre o estado de natureza do homem, que para ele é um grande problema.
Segundo Thomas Hobbes o homem em estado de natureza é um homem mau, e que esse estado de natureza faz com que a sociedade se transforme em uma sociedade falida. Hobbes usa uma seguinte frase no livro “ Homo homini lupuz” (o homem é o lobo do próprio homem), que significa que todo ser humano tem um lado selvagem, um lado destruidor, e se esse ser humano não tiver um estado para lhe regular ele sempre estará fadado a viver em guerra, porque a sua própria natureza é má.
Como o livro mostra, o ser humano espera o respeito de um outro individuo, porquê como ele está em estado de natureza ele mesmo está em constante guerra, se a honra ou o caráter de um individuo é ferida ele pode simplesmente ferir /matar uma outra pessoa que nada irá acontecer com ele, justamente pelo fato de não haver leis ou regras.
a proteção do estado, ou seja, todos os direitos que o homem têm, seja eles de propriedade privada , de ir e vir ou até mesmo a vida são estregues na mão de um rei absoluto e tirano, porque segundo Hobbes o home é o lobo do próprio homem , logo ele precisa de alguém para lhe assegurar a proteção do próprio homem. Para Thomas Hobbes é melhor ter um rei tirano e absoluto do que nenhuma lei, porque sem leis e regras o homem vive em constante guerra.
Quem foi Thomas Hobbes?
Thomas Hobbes(1588-1679) nasceu em Westport, Inglaterra. Filho de um pastor anglicano, foi educado por um tio. Com 15 anos Hobbes ingressou na Universidade de Oxford, onde aprendeu logica e filosofia, principalmente a do grego Aristóteles.
Entre 1608e 1610 foi tutor de LordHardwich, com quem viajou pela Itália e se fixou na França. Nessa época,começou a estudar as obras de Galileu, Kepler e Euclides.
Hobbes voltou à Inglaterra em 1667, onde sustentou debates sobre seus ideais, numa época em que a situação política anunciava uma guerra civil. Hobbes que estava a favor do poder real,se retirou para França, em 1640, quando o Arcebispo Laud e o Conde de Strafford, principais auxiliares do rei, foram levados à torre acusados de conspiração.
Leviatã
Hobbes escreveu diversos livros, mas a sua principal obra é o livro Leviatã, em 1651,Hobbes lançou leviatã, ondes amplia ainda mais seu trabalho sobre politica.Como leviatã desgastou a igreja católica e o governo francês,foi pressionado a deixar o país.Voltou para Londres e se declarou submisso ao ministro inglês Cromwell.Em 1679, com 91 anos morre durante uma viagem, acompanhando o Conde Devonshire.
Ideias politicas de Hobbes
Segundo Hobbes todo conhecimento vem dos sentidos, a paixão é mais forte que a vontade. Na moral e política, essa teoria dá no seguinte:os súditos do Estado são muitos individualistas e só se reúnem em comunidade porque esse é o melhor meio de sobreviver.
...