O que é isso Companheiro?? resenha critica (formiga)
Por: Juan Pietro • 1/9/2019 • Resenha • 594 Palavras (3 Páginas) • 309 Visualizações
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MONTEIRO LOBATO
CURSO INTEGRADO DE MECÂNICA
JUAN PIETRO SANTOS BORBA
TRABALHO DE SOCIOLOGIA
TAQUARA-RS
2019
O Que é Isso Companheiro?
O filme se passa em 1969 em plena ditadura militar, no seu inicio é apresentado a situação politica do Brasil na época, onde haviam muitos protestos estudantis contra o governo da época. Em um destes protestos estavam estavam Fernando e César, dois homens que entraram para a luta armada contra a ditadura. Eles entraram para a organização MR-8, lá eles se juntam a outros recrutas Júlio e Renê, e recebem novos nomes, logo após são submetidos alguns treinamentos.
Como um ano antes o governo impôs o AI-5 que censurou a imprensa, o objetivo principal do MR-8 foi chamar atenção do governo para que ele acabasse com essa censura. Pensando nisso Fernando propõe a Maria ( líder do MR-8 ) um sequestro ao embaixador dos EUA. Então visando este sequestro eles roubam um banco, mas no momento da fuga César, que agora é Oswaldo, acaba tomando um tiro e é preso pelos militares, e este em meio a tortura entrega seus companheiros e eles perdem um campo de treinamento.
Em meio a um assalto bem sucedido juntam-se a eles, os “companheiros” Toledo e Jonas, que eram do movimento Ação Libertadora Nacional, junto a estes eles é realizado um sequestro bem sucedido. Com esse sequestro eles conseguem que uma carta escrita por Fernando, agora Paulo, fosse lida para todo Brasil. Nesta carta dizia as condições necessárias para a soltura do embaixador, essas condições eram que a carta fosse lida em rede nacional, e a libertação de quinze prisioneiros políticos e que estes fossem extraditados para o México. Caso estas condições não fossem cumpridas o embaixador seria morto. O prazo era de 48 horas.
Entre essa 48 horas alguns esquerdistas criam afeto com o embaixador, esse dialogavam com ele e tiravam suas curiosidades sobre diversos assuntos.
Como estavam sempre muito ocupados não tinham muito tempo pra fazer comida então compram já pronta, em uma dessas vezes um vendedor desconfiou, e fez uma denuncia, assim a policia conseguiu rastrear onde eles estavam. Mesmo sabendo onde os sequestradores estavam, decidiram não invadir para a segurança do embaixador.
Prestes a fechar as 48 horas os quinze prisioneiros foram libertados e encaminhados ao México. No dia seguinte o embaixador foi libertado e cada um dos esquerdistas se separaram e seguiram suas vidas escondidos fugindo da policia.
Um mês depois da soltura do embaixador a policia recebe uma pista sobre os esquerdistas e vai atrás deles um a um. Entre eles Toledo e Jonas são mortos, e o restante se tornam prisioneiros políticos, mas meses depois com o sequestro do embaixador alemão eles foram soltos e enviados a Argélia.
O filme aborda o assunto ditadura militar, e a luta da esquerda visando restaurar os direitos retirados pelos militares. O MR-8 ( Movimento Revolucionário 8 de Outubro ) tenta resolver o problema da censura nas mídias, e libertar alguns prisioneiros políticos. Em um aspecto geral eles lutam contra a falta de liberdade, se pensarmos bem a liberdade que nós temos hoje é pela luta deles. E esse filme retrata isso muito bem. De modo que possamos fazer uma comparação, e se ninguém tivesse lutado? E se todos tivessem aceito aquilo tudo? O que seriamos hoje? Uma Cuba da América do Sul. Quanto mais liberdade eles tivessem chegaria um ponto que nós não viveríamos mais nossas vidas, eles viveriam por nós. “Graças a Deus” teve alguém que lutou por nós e não deixou que isso estivesse acontecido. Por isso que esse filme deveria ser mostrado para todo Brasil.
...