O uso de palavras de origem estrangeira
Artigo: O uso de palavras de origem estrangeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: beatriz0201 • 1/9/2014 • Artigo • 466 Palavras (2 Páginas) • 705 Visualizações
Estrangeirismo
‘’Estrangeirismo’’ significa palavra ou expressão de outras línguas, empregada na língua portuguesa.
Não é nenhuma novidade o fato de palavras ou expressões estrangeiras estarem incorporadas na nossa língua. A grande maioria das palavras de nossa língua tem origem latina, grega, árabe, espanhola, italiana, francesa, inglesa. Essas palavras são introduzidas pelos mais variados motivos, sejam eles fatores históricos, sócio-culturais e políticos, modismo ou até mesmo avanços tecnológicos.
As palavras de origem estrangeira geralmente passam por um processo de aportuguesamento fonológico e gráfico. Decorrente desse processo deixamos de perceber quando estamos fazendo uso de estrangeirismos.
Mesmo com tantos estrangeirismos, devemos ter sempre o bom senso, para fugir das prováveis polêmicas que poderemos enfrentar quando fazemos uso dos mesmos
Também é um fenômeno linguístico que consiste no uso “emprestado” de uma palavra, expressão ou construção frasal estrangeira, em substituição de um termo na língua nativa. Por algumas gramáticas é considerado um método de composição de palavras, por outras é considerado uma figura de linguagem, e há as gramáticas mais conservadoras que tratam o estrangeirismo como sendo um vício de linguagem. Para que seja considerado uma figura de linguagem, é necessário que tenha valor estilístico para o texto, a palavra estrangeira deve ser conhecida e utilizada na língua nativa.
O estrangeirismo pode também ser chamado de peregrinismo ou de barbarismo. Alguns gramáticos mais tradicionais consideram todos os estrangeirismos como um barbarismo, expressão que vem dos latinos (consideravam que todo estrangeiro era um bárbaro).
No caso da língua portuguesa, existem muitos estrangeirismos vindos da língua inglesa, talvez seja essa a língua mais influente na atualidade por ser utilizada como língua universal. Este fato faz com que muitos produtos importados venham sempre com as informações e inglês, assim como internet, livros, moda, etc. A influência da cultura não poderia deixar também de influenciar a linguagem.
O projeto de Aldo Rebelo com o intuito de proteger e preservar a língua portuguesa falada no Brasil, pretendia tornar obrigatório o uso de português em todos os lugares do Brasil, não seria permitido falar outra língua que não fosse o português e qualquer pessoa oriunda de país de Língua Inglesa que morasse no Brasil por mais de um ano também teria que falar o português corretamente. A intenção do deputado é de defender a nossa cultura, a língua, de uma invasão estrangeira que estaria descaracterizando a Língua Portuguesa. Aldo Rebelo diz que é “lesivo ao patrimônio cultural o uso de palavra ou expressão estrangeira”. O deputado no entanto não percebe que a língua sempre está em constante transformação, e cada dia que passa existem mais palavras estrangeiras sendo usadas pelos falantes. O inglês é uma espécie de língua mãe do mundo globalizado, todos tem que conhecer se quiser obter sucesso na carreira e muitas pessoas resolvem aportuguesar as palavras de língua inglesa para ficar mais fácil o
...