ONG (ORGANIZAÇÃO NÃO GUBERNAMENTAL)
Relatório de pesquisa: ONG (ORGANIZAÇÃO NÃO GUBERNAMENTAL). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nathaliasmiranda • 20/11/2014 • Relatório de pesquisa • 2.976 Palavras (12 Páginas) • 202 Visualizações
FACULDADE SUMARÉ
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ONG (ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL)
ALUNO: Macondys Ramos França Claudino
PROFESSOR ORIENTADOR: Andrea Martins
SÃO PAULO
2011
4.1 HISTÓRICO
O estágio foi realizado no período de 05/10/11a 21/10/11 no CCA (Centro Para Criança e Adolescentes) localizado á Rua Iboti 202 Cidade Leonor São Paulo/SP.
A Ação Comunitária São Benedito é uma associação civil de caráter educacional e assistencial fundada em 28.09.1966 com Estatuto Social, original registrado no primeiro oficio de registro Civil das pessoas Jurídica sob n° 14086 A n° 17 27/06/1967 Inscrita no cadastro geral de contribuintes do Ministério da Fazenda sob o n°43.039.916/0001-68 e Declarada de Utilidade Publica Municipal, Estadual e Federal, sem fins lucrativos sendo reavaliado a cada 3 anos (14/11/2007).
A Ação Comunitária São Benedito é uma associação sem fins lucrativos, nos termos do artigo 53 do Código Civil Brasileiro, tendo por objetivo a assistência social com serviços de creche e outros, destinados à promoção e desenvolvimento da criança e do adolescente, bem como atividades voltadas também à promoção e desenvolvimento social e humano em geral, não fazendo discriminação entre raças, sexo, cor, idade, religião, condição social, nacionalidade, posição e tendência política.
Com o passar dos anos e com a crescente onda de violência as famílias do Centro de Educação Infantil e da comunidade em geral sentiram a necessidade de um espaço onde seus filhos pudessem ficar nas horas em que não estivessem na escola (pela manha ou pela tarde). Com a luta das famílias e dos funcionários da Entidade, surgiu o atual Núcleo Sócio Educativo, com a nomenclatura OSEM em 01/07/1980 em parceria com a SURBES, com o objetivo de patrocinar para as 180 crianças que iniciaram o processo de formação sócio-educativo, visando o aprendizado e sua respectiva formação, de uma estrutura familiar e o fortalecimento para a sua própria subsistência. Tendo oficinas de marcenaria, corte e costura e crochê, pintura em tecidos, pintura em vidros, artesanato, bijuterias, etc. sempre com participação da comunidade.
Hoje contamos com 3 salas de atividade que suportam 30 crianças cada, com uma quadra poli-esportiva, um amplo refeitório que também é usado como sala de vídeo com telão, home theater, karaokê, um pátio com uma parte coberta e outra ao ar livre e recreação, um variado numero de jogos lúdicos,livros de leitura,e uma sala de informática, padaria, onde as crianças aprendem a fazer pão, entre muitas atividades que visam o desenvolvimento intelectual e cultural de nossas crianças e adolescentes.
4.2 CONDIÇÕES DE ACESSO AO SERVIÇO
Prioridade para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, ou seja, crianças e adolescentes identificadas em situações de trabalho em cumprimento de medidas sócio-educativas, com fragilidade de vínculos efetivos relacionais e de pertencimento social, vítimas de violência domestica, exploração e abuso sexual e pessoas com necessidades especiais.
ESPAÇO FÍSICO
- 2 COZINHAS
- 1 DISPENSA
- 1 LAVANDERIA
- 3 BANHEIROS
- 1 QUADRA DE ESPORTE
- 1 REFEITORIO
- 1 PÁTIO
- 3 SALAS DE ATIVIDADES
- 1 SECRETARIA
- 1 RAMPA DE ACESSO
- 1 SALA DE INFORMÁTICA
METODOLOGIA
Dar-se nas aprendizagens fundamentais, denominadas nos quatro pilares da educação:
- Aprender a conhecer
- Aprender a fazer
- Aprender a conviver
- Aprender a ser
Pilares estes que estão inseridos nos projetos educativos, elaborados e desenvolvidos por meios de temas de interesse e necessidades das crianças, profissionais, familiares e comunidades...Projetos esses que visam a ampliação do universo cultural dos envolvidos e serão aplicados e desenvolvidos nas atividades sequenciais e estratégias.
OBJETIVO GERAL:
A Instituição tem como objetivo Sócio - Educacional:
- Garantir proteção social a criança por meio de desenvolvimento de sua potencialidade, da autonomia, cidadania e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Atuar junto à população usuária com praticas educativas de forma que possamos perceber e intervir na realidade, valorizando o coletivo com perspectiva de irem à luta na conquista de seus direitos;
- Garantir o acesso, a permanência e a frequência na escola;
- Manter e ampliar o universo relacional e cultural;
- Estimular a participação das crianças e adolescentes em ações locais visando a melhoria e revitalização do entorno comunitário;
- Tomar consciência de suas potencialidades e limites, respeitando a si próprio e aos outros em suas diferenças.
ATIVIDADES
Estarão organizadas em módulos presentes nas três dimensões do programa e terão com o propósito possibilitar a ação continua, porém demarcadas por momentos distintos. As atividades serão oferecidas todas as faixas - etárias presentes no grupo familiar
Crianças, jovens, adultos e idosos em sintonia com o objetivo de potencializar as ações e desenvolvimento humano.
As
...