Observação de reflexos viscerais autonômicos em humanos
Projeto de pesquisa: Observação de reflexos viscerais autonômicos em humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gumits • 2/9/2014 • Projeto de pesquisa • 367 Palavras (2 Páginas) • 363 Visualizações
INTRODUÇÃO.
De acordo com Guyton (2006) o sistema nervoso autônomo controla, principalmente, as funções viscerais, entre algumas de suas características estão: motilidade gastrointestinal, temperatura corporal, esvaziamento da bexiga, sudorese, controle da pressão arterial. O sistema opera através de reflexos viscerais, ou seja, sinais sensoriais (via aferente) de um órgão visceral podem entrar no centro de integração e retornar como respostas reflexas subconscientes (via eferente) para o órgão visceral (efetuador). Entre os centros de integração há os gânglios autônomos, tronco cerebral e o hipotálamo.
O sistema nervoso autônomo é dividido de acordo com os sinais autônomos eferentes em sistema nervoso simpático e sistema nervoso parassimpático. Geralmente, os dois sistemas agem de forma antagônica, enquanto um excita um órgão o outro inibe. Assim, o simpático causa dilatamento das pupilas (midríase) e taquicardia (aumento da frequência cardíaca), já o parassimpático causa contração da pupila e bradicardia (diminuição da frequência cardíaca) quando ambos são estimulados.
OBJETIVO.
O objetivo dessa experiência é observar os reflexos autônomos viscerais no ser humano, diferindo-os de simpático e parassimpático.
MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais:
Lanterna.
Papel.
Bacia com água fria.
Métodos:
A prática procedeu-se da seguinte forma primeiramente a turma foi dividida em quatro bancadas, em cada bancada dois alunos olharam para um ponto iluminado qualquer e verificou-se o diâmetro da pupila.
Cobriram-se, em seguida, os olhos dos alunos por cerca de 10 segundos, verificou-se, novamente, o diâmetro da pupila.
Com uma lanterna, incidiu-se luz na pupila de um único olho e, em seguida, verificou-se o diâmetro da pupila em ambos os olhos.
Beliscou-se com grau de surpresa a pele da “nuca” dos alunos e verificou-se o que ocorreu com o diâmetro da pupila dos mesmos.
Determinou-se a frequência cardíaca com a técnica da palpação do pulso radial de um aluno. Em seguida, mergulhou-se o rosto do examinado em uma bacia de água fria durante 15 segundos.
Após isso, aguardou-se 5 segundos e, da mesma forma anterior, determinou-se a frequência cardíaca.
RESULTADOS.
Prática estimulada
Individuo I
Individuo I
Reflexo fotomotor
Miose *
Midríase
Miose *
Midríase
Reflexo espino-ciliar
Midríase
Midríase
Tabela 01. Resultados dos reflexos autônomos viscerais em Homo sapiens. Floriano – 2012.
Legenda: * (Olho iluminado com feixe de luz da lanterna).
Alunos
Frequência Cardíaca.
...