Os Acidentes de Trabalho
Por: 595681 • 21/10/2023 • Artigo • 494 Palavras (2 Páginas) • 72 Visualizações
A NR-4 determina a instituição do SESMT nas empresas, pela qual se trata de uma equipe especializada ou qualificada em saúde e segurança do trabalho, com a finalidade de atenuar os riscos ocupacionais, em que os colaboradores podem estar expostos diariamente em seu ambiente de trabalho, conforme Camargo reforça em seu conceito:
“[...] e na questão tão “trabalho”, o ideal é que o ambiente organizacional esteja livre de riscos e danos que sejam considerados inaceitáveis nos ambientes de trabalho, de forma a garantir o bem-estar físico, mental, e social dos colaboradores” (CAMARGO, 2011, p. 18).
Para estudo cita-se um exemplo prático de acidente no trabalho ocorrido com Sr. Carlos Alberto Andrade cerca de 12 anos atrás, que exercia a função de eletricista em uma empresa, com registro em CLT e foi vítima de um choque elétrico na mão direita, resultando na amputação do seu polegar. Segundo ele, não estava fazendo uso de nenhum EPI adequado para atividade com correntes elétricas, o que relatou ser habitual em acontecer, quando a atribuição era uma demanda interna. Resumindo, um cenário completamente contrário daquilo estudado até aqui em nossa disciplina referente todas as práticas de prevenção e combate a acidentes ocupacionais.
Partindo desse pressuposto, é de visível entendimento que não foi adotada nenhuma medida de segurança na prevenção ao acidente relatado, colaborador esteve diretamente exposto sem proteção aos agentes nocivos. Para garantir a integridade física do colaborador, um fator extremamente necessário seria contar na organização com uma equipe muito bem estruturada do SESMT, levando em consideração os altos riscos que a função citada apresenta, garantindo assim o cumprimento dos requisitos legais e obrigatórios, que as normas regulamentadoras preveem nas NRs.
Dessa forma, o gerenciamento de riscos ocupacionais, acompanhamento minucioso pelo SESMT, com a aplicação de treinamentos específicos e devidamente documentados, principalmente quanto a NR-6 que se faz uso obrigatório de EPIs. Tendo em vista ser uns dos principais fatores quanto a prevenção de acidentes. A comissão da CIPA que é atrelada diretamente ao SESMT, também é um fator positivo em prol à orientação, educação, sempre com foco na conscientização sobre a importância quanto à prevenção de acidentes, saúde e integridade física dos trabalhadores.
Portanto, a composição da equipe SESMT, depende da atividade econômica do empregador, do grau de risco que à empresa está enquadrada conforme seu CNAE, outro fator é o porte da empresa, que está relacionado a quantidade total de colaboradores. O cruzamento destas duas informações resulta na estruturação dos profissionais que compõe a equipe nessas organizações.
Diante do exposto, a segurança no trabalho não é somente prevenir riscos, pois vai além do mundo empresarial impactando no bem-estar social do colaborador.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMARGO, Wellington. Gestão da Segurança do Trabalho. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2011.
WURDIG, Jonh Fernando de Farias. PANTA. Priscila Chaves. Gestão de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida. Gestão e Negócios. Nova Graduação La Salle. Unidade 2 - Universidade La Salle. Canoas, 2023.
...