PESQUISA EM CONTABILIDADE NO BRASIL
Tese: PESQUISA EM CONTABILIDADE NO BRASIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Brunadeavila • 21/8/2013 • Tese • 681 Palavras (3 Páginas) • 654 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PESQUISA EM CONTABILIDADE NO BRASIL:
ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DE TRÊS PERIÓDICOS
Bruna de Vila
Rio Grande
2013
BRUNA DE VILA
PESQUISA EM CONTABILIDADE NO BRASIL:
ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DE TRÊS PERIÓDICOS
Resenha crítica apresentada na disciplina de técnicas de pesquisa em contabilidade, como requisito parcial da avaliação continuada, orientada pela professora Daniele.
Rio Grande/RS
2013
Vários são os estudos Bibliométricos de Periódicos usados para a realização de produção cientifica aplicados na Contabilidade Brasileira, eles em sua maioria procuram fazer com que o conhecimento seja facilitado e que se obtenha um crescimento no desenvolvimento científico. Sendo assim foram observadas três revistas na qual abrangem três regiões distintas para análise dos artigos com objetivo de trazer ao público-alvo a distinção dos diversos periódicos realizados no país.
A pesquisa foi construída utilizando como base o modelo de Perdigão, Niyama e Santana (2010), junto ao proposto por Silva, Oliveira e Ribeiro Filho (2005). Foram analisados 148 artigos, sendo 62 da Sociedade, 51 da RC&C e 35 da Ambiente; num total de 452 autores. O período da pesquisa foi de 2009 a 2011 para os três periódicos. Foi realizada uma análise documental de todos os artigos separadamente, e após classificados dentro de várias propostas.
Os dados foram classificados em categorias específicas, primeiramente os artigos e fascículos: quantidade de artigos e fascículos, total de autores por artigo, recorrência de autores, macro-tema, total de referências. Depois os autores: afiliação acadêmica e categoria, formação/titulação, gênero, e localidade dos autores que foram classificadas de acordo com o local de trabalho.
A pesquisa foi realizada na Região Sul, Sudeste e Nordeste, sendo observados periódicos realizados nessas regiões por três revistas: Revista Sociedade Contabilidade e Gestão, Revista Ambiente Contábil e Revista Contabilidade e Controladoria. As mesmas observaram que os trabalhos são realizados com maior frequência por homens, levando em conta que a proporção de mulheres está crescendo ao longo do período. Teve-se observância de quantidade de artigos e fascículos durante o período da pesquisa, onde as três revistas tem uma distribuição uniforme. Três foi considerado a média de autores por artigo, sendo que tem-se doutores, mestrandos, professores e também graduandos realizando os artigos.
E como Oliveira (2002) observou no seu trabalho uma maior quantidade de docentes significa que as pesquisas estão sendo feitas dentro das universidades e agregando aos docentes os alunos de doutorando, formado assim aqueles autores
...