PIM III DESIGN DE INTERIORES
Por: Jhonnys Gomes • 16/3/2022 • Trabalho acadêmico • 2.368 Palavras (10 Páginas) • 779 Visualizações
UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]
ANNA CAROLINE RUIZ
FERNANDA GABRIELA LIMA SANT’ANA
JHONNYS GOMES BATISTA
LUANA JUCHEM KLERING
MIRIADE CASSIA DA SILVA MIKELAITIS
PÂMELA APARECIDO DOS SANTOS
PROJETO MULTIDISCIPLINAR III
SÃO PAULO
OUT/2021
ANNA CAROLINE RUIZ
FERNANDA GABRIELA LIMA SANT’ANA
JHONNYS GOMES BATISTA
LUANA JUCHEM KLERING
MIRIADE CASSIA DA SILVA MIKELAITIS
PÂMELA APARECIDO DOS SANTOS
TRABALHO MULTIDISCIPLINAR III
SÃO PAULO
OUT/ 2021
RESUMO
O trabalho apresentado tem como objetivo passar conhecimento ao leitor sobre diferentes temas da arte, dentre os assuntos trataremos teoria e psicologia das cores, informática aplicada e história da arte, assim como o sentimento expressado pelo autor.
ABSTRACT
The work presented aims to pass knowledge to the reader about different themes of art among the subjects, we will deal with color theory, applied informatics and art history as well as the feeling expressed by the author.
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO 6
2-HISTÓRIA DA ARTE 7
3-HISTÓRIA DA ARTE 8
3.1-HISTÓRIA DA ARTE 9
5- TEORIA E PSICOLOGIA DAS CORES 10
5.1-TEORIA E PSICOLOGIA DAS CORES 11
7-INFORMATICA APLICADA 12
7.1-INFORMATICA APLICADA 13
8-CONCLUSÃO 14
9-REFERENCIA 15
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos analisar a obra O lavrador de café, do pintor Candido Portinari, utilizando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas História da Arte, Teoria das Cores e Informática Aplicada.
A metodologia de pesquisa aplicada foi qualitativa, através de diversas matérias, textos, vídeos e imagens que retiramos de websites.
Nosso objetivo é dissecar a pintura, analisando aspectos como o contexto histórico da obra, técnicas utilizadas pelo pintor, a relação das cores utilizadas e a mensagem que a obra transmite.
Utilizando como base a disciplina História da Arte, iremos identificar o movimento artístico ao qual o quadro pertence, além de identificarmos características que representam o momento histórico de quando a obra foi feita.
Observando as cores usadas na pintura, iremos fazer um estudo sobre como elas foram utilizadas para expressar os sentimentos que o artista queria passar em sua obra, e aquilo que elas representam no contexto da pintura, usufruindo do conteúdo aprendido na disciplina Teoria e Psicologia das Cores.
E para melhor ilustrar nossas observações, aplicaremos os conhecimentos adquiridos na disciplina Informática Aplicada, fazendo algumas marcações na obra para facilitar o entendimento de nossa análise.
Sendo assim, iremos relacionar todo conteúdo teórico e prático que adquirimos com as disciplinas estudadas até o momento, com a obra.
HISTÓRIA DA ARTE
LAVRADOR DE CANDIDO PORTINARI
Antes de abordarmos a obra escolhida, iremos contar um pouco do momento histórico ao qual ela pertence, que é o durante o movimento modernista.
O modernismo no Brasil foi um movimento artístico, cultural e literário que se caracterizou pela liberdade estética, o nacionalismo e a crítica social.
Inspirado pelas inovações artísticas das vanguardas europeias (cubismo, futurismo, dadaísmo, expressionismo e surrealismo), ele teve como marco inicial a Semana da Arte Moderna, que aconteceu entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo.
No país, o cenário era de insatisfação, pois muitas pessoas consideravam a política, a economia e a cultura estagnadas. Parte disso estava relacionado com o modelo político vigente baseado na política do café com leite.
Com o poder concentrado nas mãos de grandes fazendeiros, paulistas e mineiros se revezavam no poder. Isso ocorreu até 1930, quando um golpe de estado depôs o presidente Washington Luís, pondo fim à República velha.
Foi nesse cenário de incertezas que um grupo de artistas, empenhados em propor uma renovação estética na arte, apresentam um novo olhar, mais libertário, contrário ao tradicionalismo e o rigor estético.
Assim, surge a Semana de Arte Moderna, liderada pelo chamado “Grupo dos cinco”: Anita Malfatti, Mário de Andrade, Menotti del Picchia, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral.
Esse evento, que reuniu diversas apresentações e exposições, colaborou com o surgimento de revistas, manifestos, movimentos artísticos e grupos com experimentações estéticas inovadoras. Tudo isso permitiu consolidar as ideias modernistas e inaugurar o movimento no país.
O autor da obra O lavrador de café, Candido Portinari, nasceu em 30 de dezembro de 1903 em Brodósqui, no interior de São Paulo. Era pintor, gravador, ilustrador e professor de artes plásticas no Instituto de Arte da Universidade do Distrito Federal. Foi um dos principais nomes do Modernismo, e tinha como característica em suas obras, retratar o povo brasileiro, produzindo obras com um caráter nacional e moderno, não apenas pelos temas tratados, mas também por suas grandes qualidades plásticas.
O quadro O Lavrador de Café (1934) é um exemplo dessa figura do brasileiro retratada por Portinari. O personagem foi pintado em composições monumentais, e predominam tons de marrom da paisagem, na qual se destacam os campos cultivados ao fundo. A figura humana adquire formas escultóricas robustas, com o agigantamento de mãos e pés, recurso que reforça a ligação dos personagens com o mundo do trabalho e da terra.
O contexto histórico da obra se dá no ano de 1934, durante o governo de Getúlio Vargas, que possuía um plano nacional desenvolvimentista, o que acabou estimulando a industrialização no país. Este plano, era financiado em parte pelos cafeicultores, que eram considerados como a burguesia da época. Apesar deste financiamento, a indústria do café acabou entrando em crise durante este período, e os interesses acabaram entrando em conflito. Por isso na obra é retratada uma plantação de café, que era algo em evidência na época, devido à sua importância econômica, junto com a ideia da industrialização, simbolizada com a imagem do trem ao fundo.
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