Parceria
Tese: Parceria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lookse • 28/9/2014 • Tese • 985 Palavras (4 Páginas) • 203 Visualizações
4.3.2 Parceria
Ocorre quando o proprietário participa com os capitas fundiário e de exercício, mas não administra o empreendimento, sendo necessário associar-se a terceiros na forma de parceria, que pode ser à meia, à terça parte, à quarta parte etc.
Essa modalidade assemelha-se a uma sociedade de capital e indústria em que há duas espécies de sócios:
a) O capitalista (proprietário) que entra com o capital e geralmente com a gerência do negócio;
b) O de trabalho (parceiro) que entra com a execução do trabalho.
4.3.3 Arrendamento
Quando o proprietário da terra aluga seu capital fundiário por determinado período a um empresário. A isso chamamos Sistema de Arrendamento.
O prazo e as condições devem ser estabelecidos em contrato e o arrendador recebe do arrendatário um valor combinado, que é o aluguel.
4.3.4 Comodato
É um empréstimo sem remuneração. O prazo e as condições devem ser estabelecidos em contrato.
4.3.5 Condomínio
É a propriedade em comum, ou a co-propriedade, em que os condôminos proprietários compartilham dos riscos e dos resultados, da mesma forma que a parceria, na proporção da parte que lhes cabe no condomínio.
5. PECUÁRIA – CONCEITOS PRELIMINARES
Pecuária é a arte de criar e tratar gado, que são animais geralmente criados no campo, para serviços de lavoura, para consumo doméstico ou para fins industriais.
5.1 Sistema de produção.
Os Sistemas de Produção do bovino, também conhecido como “manejo” podem ser divididos basicamente em Extensivo Semi-intensivo e Intensivo.
5.1.1 Sistema Extensivo
Geralmente os animais são mantidos em pastos nativos ou artificiais, dependendo exclusivamente dos recursos naturais. Este sistema caracteriza-se pela baixa lotação, sem planejamento adequado, cujo manejo sanitário baseia-se simplesmente no calendário oficial de vacinação. É um sistema utilizado ainda em área recém-desbravada onde a produção de forrageiras exerce forte influência sobre os recursos naturais.
5.1.2 Sistema Semi-intensivo
Tendo em vista a inviabilidade técnica/econômica do sistema anterior, o produtor que pretende permanecer no mercado tem adotado este método em que se faz necessária a implantação de pastagem para ser explorada de forma racional, através de algumas subdivisões das mesmas, o que possibilita um melhor aproveitamento da área. Nesse sistema há um melhor acompanhamento zootécnico do rebanho e a pastagem recebe corretivos e adubo necessários e a profilaxia vai além das vacinações oficiais.
5.1.3 Sistema Intensivo
Com o aumento da população e a diminuição das áreas úteis, só resta ao pecuarista moderno o aumento de produtividade e conseqüentemente a rentabilidade da atividade, o que só é possível com tecnologia e assistência técnica. Para o atingimento desses objetivos, três medidas são fundamentais:
a) Formação adequada de pastagem artificial, com forrageias adequadas à região, propiciando a divisão dos pastos e conseqüentemente a realização de rodízios;
b) Melhoria na alimentação (ração adequada, sal mineral etc.), associando pasto + suplementação ou pasto + confinamento e melhorias também dos aspectos higiênico-sanitária, com a redução da distância entre o estábulo e o rebanho;
c) Introdução de novas raças produtivas, adequadas à região, em substituição ao rebanho nativo.
EXERCÍCIO DE VERIFICAÇÃO
01.
Como exemplo de atividade agrícola temos:
( )
a)
Hortaliças
( )
b)
Avicultura
( )
c)
Moagem de trigo
( )
d)
Metalúrgica
02.
Como exemplo de atividade zootécnica temos:
( )
a)
Hortaliça
( )
b)
Avicultura
( )
c)
Moagem de trigo
( )
d)
Metalúrgica
03.
Como exemplo de atividade agroindustrial temos:
( )
a)
Hortaliça
( )
b)
Avicultura
( )
c)
Moagem de trigo
( )
d)
Metalúrgica
04.
Como exemplo de atividade pecuária temos:
( )
a)
Hortaliça
( )
b)
Avicultura
( )
c)
Moagem de trigo
...