Pedagogia E Suas Naturezas
Artigo: Pedagogia E Suas Naturezas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessicaamandacr • 8/10/2014 • 1.006 Palavras (5 Páginas) • 372 Visualizações
NATUREZA E IDENTIDADE DA PEDAGOGIA. O QUE É A PEDAGOGIA E QUEM É O PEDAGOGO.
1. INTRODUÇÃO
Este portfólio consiste de um artigo tirado da revista Educar em Revista com o tema Natureza e identidade da pedagogia. O que é a pedagogia e quem é o pedagogo , escrito por José Carlos Libâneo.
Pedagogo é o mestre de meninos; antigamente, pedagogo era o escravo que conduzia as crianças à escola. E hoje, em pleno século XXI, ser pedagogo é só conduzir crianças à escola, ensinar qualquer coisa? Não a pedagogia vai além dos muros escolares, ela esta presente em todos os ambientes e movimentos sociais.
Logo, podemos compreender a Pedagogia como a ciência que se desdobra para entender o fenômeno educativo em sua multiplicidade. Na educação formal, em instituições escolares e acadêmicas ou em espaços não escolares, e até mesmo no contexto familiar.
O objetivo deste trabalho é analisar o que é ser Pedagogo .
Este estudo está baseado nos estudos de Linguagem e Comunicação.
2. DESENVOLVIMENTO
Ser pedagogo não é apenas ser professor; é ser responsável pelo processo educativo, é saber lidar com o diferente, sem preconceitos. Nas mãos de um pedagogo está o futuro de muitas pessoas. Atuar nessa profissão não é fácil, requer dedicação, confiança e perseverança. Não é ensinar qualquer coisa, para ser um bom profissional, precisa-se estar atento a tudo, estar atualizado sempre.
A educação nos dias de hoje exige um profissional dinâmico, criativo e flexível, pois os desafios que se colocam para o educador, na atualidade, parecem se multiplicar dia após dia. E um dos desafios é nos colocarmos na posição de um eterno aprendiz.
Atuar nessa Profissão é conseguir entender as transformações psicológicas que ocorrem no ser humano, na família, na sociedade, é enfrentar o desafio de combater a violência, que se estabelecer nas escolas é ajudar os alunos violentos a trabalhar os limites, os valores e as suas consequências, e isso torna-se cada vez mais necessário ao educador que pretenda instalar uma cultura de paz tanto em seu ambiente de trabalho, quanto fora dele, essa profissão exige ter amor, respeito e responsabilidade, tendo como base os quatros pilares da educação: aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver, servindo de base para a pedagogia.
Mas não podemos resumir essa profissão em somente atuar em salas de aulas ou escolas, quando na verdade hoje, com a contemporaneidade abriu-se um vasto leque de possibilidades da educação também em espaços não escolares. Vemos hoje pedagogia hospitalar , pedagogia empresarial, é notória a importância da presença desse profissional nos mais variados espaços, pois, onde houver aprendizagem, educação, o pedagogo pode contribuir sempre. As funções descritas pelos verbos orientar, construir, liderar, auxiliar, planejar, acompanhar, desenvolver, pesquisar, analisar e cooperar destacam a magnitude dessa profissão que, vez por outra, ainda é limitada pela falta de reconhecimento da sua função social e educativa.
...