Pesquisa
Monografias: Pesquisa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: IgorMaluko10 • 9/3/2015 • 414 Palavras (2 Páginas) • 774 Visualizações
1.Qual é o tema de que trata o editorial e qual o ponto vista do autor a respeito desse tema? Retire do texto dois trechos que justifiquem a sua resposta sobre o tema. Depois, retire do texto também dois argumentos que o autor usa para defender seu ponto de vista.
R- Morosidade no julgamento dos acusados do mensalão. Quanto ao ponto de vista do autor, ele faz duras críticas a morosidade do rito processual do sistema judiciário e as práticas de alguns ministros do STF que tendem a protelar o curso do processo dos acusados do mensalão. Podemos notar nas frases “Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta” e “que o revisor Ricardo Lewandowski parece adotar uma estratégia de lentidão, à qual seria levado, conforme se especula, pela tendência a absolver e pelo desejo de inviabilizar o voto, tido por adverso, de seu colega Cezar Peluso, que se aposenta no início de setembro” o real ponto de vista do autor, conforme o texto descrito.
2.-Leia os seguintes trechos retirados do editorial:
a). “Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos.”
b).“Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta.”
Esses dois trechos exigem do leitor quais tipos de conhecimento prévio? Cada um deles exige de maneira mais fundamental um tipo de conhecimento prévio. Justifique bem sua resposta, a partir de sua leitura no material teórico e o do que ali apreendeu.
R- No primeiro trecho “Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos.” O conhecimento prévio estrutural é o conhecimento textual, tento em vista a qualidade e o domínio de Abraham Lincoln em articular em seu texto, de maneira clara e objetiva o que ele pensava. Em pouco tempo todos entenderam o que era para ser dito.
Bem como no trecho “Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e resumido.” A ordem diferencial é o conhecimento linguístico, considerando que a demora do poder judiciário é por conta de discursos alongados e sem eficácia. Mesmo assim, considero que o conhecimento de mundo, nos dois casos é indispensável.
.
...