Pesquisa Em Comunicação
Pesquisas Acadêmicas: Pesquisa Em Comunicação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Angelitamorim • 23/9/2014 • 251 Palavras (2 Páginas) • 234 Visualizações
Aula-tema 05: Análise documental, Análise de conteúdo, Análise do discurso e Análise hermenêutica
A análise documental é mais uma técnica utilizada nas análises científicas. Nesta metodologia as fontes de informações secundárias são as mais utilizadas. A função primordial da análise documental é analisar documentos, visando aos objetivos da pesquisa. A análise funciona como método e técnica, pois ela complementa outras ferramentas de coleta de dados. A análise documental pode ser abordada tanto como uma metodologia qualitativa como quantitativa. As fontes primárias também podem ser utilizadas, como diários, cartas, escritos pessoais, documentos de empresas.
A diferença entre fontes primárias e secundárias é que a primeira é composta pelas versões originais dos documentos e a segunda, por materiais que analisam as fontes primárias. Todos os documentos selecionados para análise devem ser catalogados e sua fonte registrada. É a fonte que proporciona confiabilidade às referências. Após coletar o material, o pesquisador deve partir para a análise.
A análise do contéudo é outro método de investigação muito utilizado. Ela não possui uma metodologia fixa, mas um conjunto de técnicas que são selecionadas de acordo com a investigação. Em 1995, a análise do conteúdo foi re-discutida, ganhou novas contribuições e a inferência passou a ser uma das suas bases principais. A inferência é uma operação lógica, cujo objetivo é a extração de conhecimentos implícitos. Segundo Krippendorff (1990), a análise do conteúdo possui três bases fundamentais:
Análise de fenômenos reais e preditivos;
Análise além das noções superficiais de conteúdo;
Uso de metodologia própria que possibilita avaliar com olhar crítico um projeto de pesquisa.
...