Planejamento Escolar
Casos: Planejamento Escolar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kfaraujo32 • 10/5/2014 • 1.378 Palavras (6 Páginas) • 531 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ- UECE
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS- FAEC
CURSO: Ciências Biológica
PROFª.: Nêga
ALUNO:Kleiton Fabrício Soares de Araújo
PLANEJAMENTO ESCOLAR
Crateús 03/07/2013
RESUMO
Este trabalho é uma pesquisa sobre os principais conceitos do ato de planejar, bem como seus objetivos e os recursos utilizados para alcançá-los no ambiente escolar. é essencial que as escolas estejam preparadas para não só garantir a existência de bons educadores, mas também um ensino de qualidada. Este estudo esclarece como o Planejamento escolar é a ferramenta indispensável para atingir estes objetivos, através de uma análise de sua estrutura, dando ênfase às suas etapas e resultados práticos. Assim, chega a conclusão de que sem um planejamento escolar, aliado à outras metodologias de gestão auxiliares, dificulta a obtenção de resultados positivos no processo ensino e aprendizagem diante do cenário escolar da atualidade.
Palara-chave: Planejamento. Ensino
INTRODUÇÃO
O planejamento é algo bem comum no nosso cotidiano, é necessário para que nossas atividades diárias tenham o maior proveito possível. Para que o tempo seja bem aproveitado é indispensável um planejamento, uma programação, uma meta para se basear e ter consciência de onde realmente se quer chegar. O ato de planejar não ocorre por acaso, ou sem motivação, é justamente ao contrário, todo planejamento deve levar a um resultado.
Cipriano Luckesi (1995) afirma que “O ato de planejar não é um ato simplesmente técnico. Assim como também não é um ato exclusivamente político-filosófico”. Segundo o autor, esse ato será, sim, ao mesmo tempo político-social, científico e técnico. Não basta pensar nos meios, nas técnicas e na sofisticação dos recursos tecnológicos, afirma o autor. Eles são necessários, mas como meios. Importa que a prática de planejar em todos os níveis - educacional, curricular e de ensino -ultrapasse a dimensão técnica, integrando-a numa dimensão político-social. O planejamento, deverá, assim como afirma Celso Vasconcelos (2009) trazer consigo uma outra exigência : “ a Participação”. A participação é um valor, uma necessidade humana, é uma questão de respeito pelo outro, de reconhecimento de sua condição de cidadão, de sujeito do sentir, pensar, fazer e poder. O ato de planejar assim assumido, deixará de ser um simples estruturar de meios e recursos, para tornar-se o momento de decidir sobre a construção de um futuro.
DESENVOLVIMENTO
O planejamento assim como em nossas ações do dia a dia, deve estar presente em todas as atividades escolares. É a etapa mais importante do projeto pedagógico, porque é nesta etapa que as metas são articuladas a estratégia e ambas são ajustadas às possibilidades reais. Para tanto, ele deve ser elaborado de acordo com o contexto social e os fatores externos do ambiente. Dessa forma, se faz necessário conhecer a realidade concreta da instituição perpassando todo o conjunto das atividades que aí se realizam, para que posteriormente sejam diagnosticados os problemas e apontadas as soluções.
A escola, os professores e alunos são integrantes da dinâmica das relações sociais; tudo o que acontece no meio escolar está atravessado por influências econômicas, políticas e culturais que caracterizam a sociedade de classe.
Libâneo (1994, p.221-240) frisa que o ensino não pode se restringir somente as atividades em sala de aula, que o aprendizado está absolutamente ligado as experiências de vida dos alunos e às exigências sociais, que no planejamento deve-se articular a atividade escolar com os problemas da realidade dos alunos. Estamos falando de influencias econômicas, politicas e culturais que envolve a escola, os professores, os alunos, os pais, e a comunidade em geral. Sendo assim o planejamento escolar tem a função de explicitar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente, expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, politico-pedagógico e profissional, assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, prever objetivos, conteúdos e métodos, assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente, atualizar o conteúdo do plano sempre que é revisto e facilitar a preparação das aulas.
O TIPOS DE PLANO
Segundo Libaneo (1990) há três modalidades de planejamento, articulados entre si, o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aulas.
Plano da escola:
É um documento mais global; expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações da escola com o sistema escolar mais amplo e, de outro, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos.
Plano de ensino:
É a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para o ano ou semestre; é um documento mais elaborado, dividido por unidades seqüenciais, no qual aparecem objetivos específicos, conteúdos e desenvolvimento metodológicos.
Plano de aula:
É a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas e tem um caráter específico.
Na elaboração de um plano de aula, deve-se levar em consideração, em primeiro lugar, que a aula é um período de tempo variável. Dificilmente completamos em uma só aula o desenvolvimento de uma unidade ou tópico de unidade, pois o processo de ensino e
...