Planejamento de Aula Didaticamente Perfeita
Por: Edna18 • 11/10/2023 • Trabalho acadêmico • 468 Palavras (2 Páginas) • 84 Visualizações
Parte 01) Pensando em uma aula didaticamente perfeita, preparo um momento de “sensibilizar”, e ao mesmo tempo “desafiar” os alunos para o estudo proposto, também procurar “mobilizar” a turma para as atividades. Assim conseguir atingir os objetivos de aprendizagem propostos, envolvendo os alunos de forma ativa e significativa, promovendo a reflexão crítica e a autonomia dos alunos.
Minha sala de aula contém 25 alunos cursando o 1º ano, todos devidamente uniformizados, dentre eles duas crianças com o transtorno do espectro autista, acompanhados com o professor de apoio. Todos se interagem um com o outro, participam das atividades propostas e nas brincadeiras tem uma boa coordenação motora.
Parte 02) Para atender meus alunos tem um prédio com espaço suficiente para o desempenho escolar. Salas bem amplas com iluminação natural, ventilação com janelas nas salas e nos outros ambientes, rampas de acesso em todas as áreas, circulações dimensionadas para oferecer segurança em todos os ambientes. Instalações sanitárias adaptadas e devidamente separada por sexo. Além disso tem uma biblioteca, uma quadra de esportes, refeitório amplo, um pátio com um espaço para gincanas e apresentações e uma área externa para a conexão com a natureza.
Na sala de aula o professor deve definir claramente os objetivos e o conteúdo. Fazendo uma introdução motivadora, o professor deve despertar o interesse e a curiosidade dos alunos pelo tema da aula, apresentando uma situação-problema, uma pergunta instigante, colocando um vídeo, uma música, um jogo ou qualquer outro recurso. Facilitando assim a compreensão dos alunos e ajudando a expressarem suas dificuldades e até sugestões sobre a aula.
Os alunos se sentam na sala de aula de acordo com a necessidade de que cada um consiga se desenvolver e participarem ativamente de todas as tarefas, rodinhas de conversa, dramatizações e dinâmicas.
Plano de aula: 1° ano do ensino fundamental
Tema da aula: Encenação/ Linguagem
Campo de experiência: Escuta, fala e imaginação.
Objetivo: tem o principal objetivo de introduzir a alfabetização, desenvolver a habilidade de comunicação e respeito as diferenças. Promover experiencias em que a criança pode falar, ouvir e ainda levantar hipótese em relação a linguagem escrita.
Recursos Didáticos e Metodologia: Livro de história, grama seca, palitos de picolé, e papel vermelho picado. Começar contando a história (escolhi a dos três porquinhos), nela contém auxílio de imagens e cartazes, em seguida dividir a turma em três grupos e cada grupo ficará responsável por decorar a casinha de um porquinho (o professor já leva as casinhas feitas de caixas ou cartolinas). Para a casinha de palha será usada a grama seca, casinha de madeira os palitos de picolé e o papel vermelho representará os tijolos. Depois de enfeitadas os alunos representarão os personagens encenando a história. O professor deve auxiliar sendo o narrador e orientando as crianças.
Avaliação: Desempenho motor em decorar a casinha, habilidades de encenar uma história em uma linguagem de imaginação, conhecimento e diversão.
...