Portifólio 1 semestre logistica
Por: FABIOCOSTA202012 • 20/10/2015 • Projeto de pesquisa • 2.622 Palavras (11 Páginas) • 513 Visualizações
WEB AULA 1
Identificando Desafios na Gestão de Projetos
Pensar permite aos seres humanos modelarem o mundo a sua volta e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos. Pense em como as pirâmides do Egito são fantásticas. Pense além da imagem e tente se deslocar para um tempo em que tudo era muito difícil, em que não existiam máquinas, motores, guindastes, ou quaisquer outras técnicas moderna de construção.
Pense em como chegamos ao mundo moderno. Essa análise retrospectiva demonstra um interesse específico do ser humano pelo controle e transformação da natureza e de seu habitat. Prestar atenção a nossa volta é entender um pouco mais dos efeitos da gestão de projetos nessas transformações, como a construção de hidrelétricas, rodovias, cidades, casas entre outros que aumentam e ampliam as diferentes perspectivas de cada geração.
O pensar sempre responde a uma motivação, que pode estar originada no ambiente natural, social, cultural ou na inquietude de quem deseja resolver um problema. A necessidade de alguma forma exige a satisfação. Agora analise criticamente as pirâmides do Egito como demonstrações idealizadas pela mente humana e transformada em algo concreto, que exigiu uma condição de planejamento essencial para sua conclusão. Não são as pedras, não são as pessoas, não são os líderes e sim a combinação desses fatores que criaram uma maravilha do mundo moderno, que resiste as forças da naturezas a pelo menos dois mil anos.
Analisando tecnicamente a construção da nossa obra escolhida como exemplo, vamos perceber que durante a sua construção foram resolvidos problemas de logística, recursos humanos, engenharia, descobertas científicas, calendários, planejamento, organização de recursos, prazos, supervisão, entre outros elementos que hoje acompanhamos no nosso trabalho nas empresas.
Vamos relembrar. Ex: Construção de Brasília. A Torre Eiffel, entre outras.
Assim como as construções milenares desenvolvemos e representamos propósitos categoricamente desafiadores quando montamos um novo projeto de negócios. Nesta nossa análise inicial podemos perceber a existência de planejamento, execução e construção como elementos centrais de qualquer projeto e também que os projetos desenvolvem em comum a necessidade de se atingir um resultado, em um intervalo de tempo definido e único.
Vamos identificar uma mensagem central
Nos dias atuais é possível perceber que a integração de pessoas, busca por resultados, inovação e tecnologia mudam o sentido do trabalho e também a forma de alcançar resultados. Podemos então acreditar que os projetos são utilizados para introduzir mudanças, são temporários, são multifuncionais e principalmente são utilizados para reduzir incertezas e riscos.
Continuando nossa trajetória vamos conhecer agora alguns fatos e pessoas que contribuíram, de maneira significativa para a evolução dos projetos, e das técnicas utilizadas nos dias atuais.
Primeira fase - A criação das ferramentas gráficas
a) O gráfico de Gannt
Em 1884 formou-se em engenharia mecânica. Em 1887 foi trabalhar pra Midvale Steel e se tornou assistente no departamento de engenharia, onde Taylor (Link com Frederick Taylor ) era o engenheiro-chefe de produção.
A busca pela produtividade e por métodos lógicos influenciaram Gantt na construção de sua principal obra o gráfico de Gantt, com técnicas de planejamento e controle. Hoje o Gráfico de Gantt espanta por sua simplicidade. Mas no momento em que foi inventado, representou um enorme passo para o avanço da administração da produção.
Gantt observou que o ser humano resiste à mudanças e normas grupais, que afeta diretamente na produtividade. Henry Gantt estudou detalhadamente a ordem de operações no trabalho.
Você conhece o gráfico de Gantt: Pesquise um pouco mais a respeito
b) Método do caminho crítico – CPM
A contribuição da empresa Dupont na década de 50. O CPM indica as atividades realizadas e as operações possíveis e suas relações espaço de tempo.
A ferramenta CPM tornou possível identificar as seqüências das operações e seu tempo de realização em uma dimensão combinada. Através de instrumentos gráficos tornou-se possível identificar o caminho critico, ou seja, a duração total do trabalho, e também a existência, ou não de folgas entre operações seqüenciais.
São várias as vantagens na utilização do caminho crítico. Podemos acompanhar ações que ocorrem ao mesmo tempo e também analisar graficamente as prioridades, seqüências e atividades desenvolvidas na indústria.
Conhecer o CPM é alcançar um desempenho de planejamento, balanceando os efeitos da produtividade e principalmente das melhores combinações para aumentar a produtividade.
O CPM é uma técnica usada para prever a duração do projeto, analisando quais seqüência de atividades são eficientes.
Em 1958, outra ferramenta complementaria a idéia do caminho crítico. Foi a partir da Criação da ferramenta PERT - Programa de Produção e Técnica de Revisão um novo método para analisar as tarefas envolvidas na conclusão de um projeto, especialmente da medição do tempo necessário para concluir cada tarefa e identificar gargalos na análise do projeto total. O método PERT representou também um complemento as limitações seqüências do gráfico de Gantt para controlar o tempo em tarefas com maior complexidade, ou tarefas que seriam realizadas pela primeira vez. Juntos o método de diagrama do PERT e CPM se espalharam pelas indústrias até os dias atuais .
2. Fase a criação das Associações e o Projeto Manhattan
De qualquer modo, o momento de maior importância para o desenvolvimento da gestão de projetos acontece durante a Segunda Guerra Mundial. Por essa altura, a gestão de projetos começa a evoluir nos moldes da sua configuração atual e a ser encarada como uma metodologia com um corpo de saber próprio. Para isso, muito contribuiu o projeto Manhattan, de que resultou o desenvolvimento da bomba atómica, pelos norte-americanos. Este projeto, de grande dimensão e complexidade, envolveu mais de 100 mil pessoas, associadas em diversas unidades de pesquisa e desenvolvimento, distribuídas em treze locais diferentes e que ao longo de três anos, envolvendo desafios e obstáculos de grande complexidade, recursos econômicos pesados e requisitos de sigilo cumpriu seu objetivo de construir um instrumento de guerra devastador.
...