PMA LOGISTICA 4º SEMESTRE
Dissertações: PMA LOGISTICA 4º SEMESTRE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GUSTAVEIRA • 17/9/2013 • 5.761 Palavras (24 Páginas) • 1.076 Visualizações
Curso Superior Tecnologia em Logística
Disciplina:
Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem II
4º Semestre
MANUAL DE ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS: PARCIAL E FINAL
Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Logística
Campo Grande
2013/2
Página 2 de 20
I. APRESENTAÇÃO
A disciplina Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem II tem o objetivo de criar possibilidades para o acadêmico não apenas fixar o conteúdo das disciplinas do semestre (Administração de Materiais; Operações de Terminais e Armazéns; Transporte, Distribuição e Seguros; Logística Internacional e Qualidade em Sistemas Logísticos), mas também desenvolver um projeto por meio de um roteiro de entrevista em uma organização – diagnóstico (levantamento de dados, análise e proposição de melhorias) que resulte em um plano que represente uma ação futura desejada.
No decorrer deste manual, serão abordados os procedimentos a serem utilizados para o levantamento dos dados sobre as áreas funcionais “Logística e Suprimentos”, potencialidades e fraquezas da organização, identificando as deficiências e os desequilíbrios (análise interna), bem como as oportunidades e ameaças externas, com vista à elaboração de um programa de implantação e/ou reorganização das áreas funcionais em questão.
O processo de diagnóstico e análise é dividido em cinco partes: o diagnóstico, a metodologia, a análise dos dados, a avaliação geral da organização e o relatório final1.
O Diagnóstico da Organização
O diagnóstico da organização se constitui em um método de levantamento e análise, através de questionários, dados quantitativos e qualitativos, em um dado momento, das causas da baixa produtividade, do desempenho da gestão e da potencialidade da organização, identificando as deficiências e os desequilíbrios, com vista à elaboração de um programa de implantação e/ou reorganização e a facilitar a tomada de decisões.
São objetivos do diagnóstico:
1 - Tomar medidas corretivas se a organização estiver numa situação crítica: quando uma organização se encontra numa situação crítica (alto custo de produção; má qualidade do produto/serviço; custos indiretos elevados; insatisfação do pessoal, seja por questões salariais, seja por problemas de relações humanas; depreciação acentuada da maquinaria; posição financeira inadequada; dificuldades de competição no mercado; etc.), antes de se tomarem medidas para resolvê-la, cabe analisar com profundidade quais as causas reais de tais problemas, visto que solucionar efeitos se traduz por desperdício de tempo e dinheiro. Só assim poderá uma organização preparar-se para uma reformulação global.
2 - Facilitar o crescimento da organização se ela está em expansão: quando uma organização se acha em fase de expansão, cumpre verificar se esta última está sendo feita desordenadamente, originando deformações no desempenho, se há falta de controle e de coordenação, se as previsões são reais, se o planejamento é adequado. Um crescimento desordenado acarreta sempre problemas graves, que uma análise preventiva pode eliminar.
1 Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: <http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.
Página 3 de 20
3 - Controlar periodicamente o funcionamento da organização: o diagnóstico pode ser utilizado como um instrumento de controle periódico das atividades da organização, revelando os afastamentos antes que o problema se agrave. Permite ao Gestor um controle efetivo no momento oportuno.
4 - Verificar os fatores que limitam o desenvolvimento da organização: a determinação, em ordem de importância, dos fatores que limitam o desenvolvimento da organização constitui um passo importante na reorganização interna.
5 - Tornar clara a situação da organização para todos os seus responsáveis: o diagnóstico, sendo feito em todas as áreas da organização, oferece a cada gestor (dirigente) não só a possibilidade de conhecer melhor a sua área, como também a de conhecer as demais, o que origina uma tomada de consciência da situação global da organização, facilitando, no futuro, o trabalho da equipe dirigente, quanto ao planejamento, organização, direção e controle.
6 -Comparar a organização com organizaçãos similares: a organização, conhecendo-se melhor, poderá comparar o seu desempenho financeiro, comercial, administrativo, de produção, de aprovisionamento de recursos e de estratégias de negócios com o das concorrentes, que operam no mercado. Isto permitirá a tomada de decisões que incrementem a sua agressividade nesse mercado.
São inúmeras as vantagens obtidas com a aplicação deste método de diagnóstico, e será difícil enumerá-las. Destacaremos, porém, algumas com o intuito de dar conotação a certos pontos fundamentais:
1 -Possibilita identificar os problemas mais importantes e determinar uma ordem de prioridades para solucioná-los;
2 - Fixa os obstáculos a superar e os considera para estabelecer as etapas sucessivas de implantação das medidas e de controle dos resultados;
3 - Causa o mínimo de transtorno às organizações quando do diagnóstico e quando da proposta de implantação das medidas;
4 - Permite uma preparação psicológica às modificações necessárias, já que existe sempre uma resistência à mudança, afastando os temores e obtendo o apoio geral;
5 - Estimula a criatividade dos executivos, funcionários, e, mesmo, dos dirigentes, pois, fazendo-os participar do levantamento, revigora o seu interesse pela organização, o que provoca a busca de soluções por parte dos elementos da própria organização;
6 - Propicia a aplicação de novos métodos de trabalho;
7 - Desenvolve uma ação paralela entre a alta administração e a base operacional da organização;
8 - Analisa todas as causas que estão afastando a organização de seus objetivos corretos;
9 - Permite a comparação de uma série de diagnósticos feitos em períodos diferentes, o que propicia uma avaliação da evolução da organização;
...