Portugues Instrumental
Monografias: Portugues Instrumental. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1A2S3D4F5G6H7J • 27/3/2015 • 798 Palavras (4 Páginas) • 558 Visualizações
PORTFÓLIO FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE PORTUGUÊS I
ROSILENE VIEIRA
PARACATU-MG
MAIO/2012
FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS FINOM
PORTFÓLIO FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE PORTUGUÊS I
ROSILENE VIEIRA
Portfólio apresentado ao curso de Pedagogia EaD da Faculdade do Noroeste de Minas FINOM, como requisito para aprovação em Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Português I.
Profª.: Esp. Vasti Mendes da Silva Rocha
Unidade Autônoma de Estudos: Paracatu – PED1-071C
PARACATU-MG
MAIO/2012
INTRODUÇÃO
Os PCN’s têm o objetivo de desenvolver dentro do ensino de língua portuguesa quatro habilidades lingüísticas, são elas: a leitura, escrita, a oralidade e a produção de texto.
Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de Português I, possibilitará o aprimoramento do saber, os conceitos básicos do conhecimento sobre o ensino da língua portuguesa, analisar, discutir e organizar seu conteúdos compreendendo o significado social, histórico e político de suas mudanças relacionadas a leituras e escritas que estão sempre presentes em nosso dia-a-dia, também analisar as concepções teóricas, os métodos de ensino, suas habilidades de
aprendizagem didáticas sobre a linguagem oral e escrita para melhor desenvolver o seu trabalho.
DESENVOLVIMENTO
A língua é um código verbal de fundamental importância para o ser humano se comunicar, e expressar seus sentimentos, enfim interagir socialmente com outras pessoas, ela é definida como um sistema discursivo, e tem origem na interlocução; sua essência está na interação verbal e se faz através de textos ou discursos; pode ser falados ou escritos. Os PCN’s de língua portuguesa é devidamente inserido na escola com o objetivo de desenvolver a criança, com leituras, escritas e produções de textos para melhor aprendizagem; utiliza também de diferentes linguagens com meios para expressar, comunicar e produzir idéias, buscando uma abordagem que trate o ensino de língua portuguesa uma capacidade de desenvolvimento das práticas de leituras e escritas, também de fala e escrita social para melhor acesso a informações, e na construção de um mundo positivo.
O aluno ao entrar em uma escola traz seu conhecimento sobre a língua, cabe a escola oferecer o ensino, tornar o aluno capaz de ser bom leitor, de poder ter possibilidade de aprender diferentes conteúdos. As disciplinas deverão sim, ensinar a utilizar os textos, priorizando o ensino de língua na escola como uma prática de reflexão necessária para instrumentalização dos alunos nas habilidades trabalhadas.
Deve-se oferecer à criança
nos primeiros contatos com a escrita e a leitura o prazer de se trabalhar com as palavras, possibilitando sua aprendizagem para que vêm auxiliá-la em sua alfabetização e nas mais difíceis decisões.
O professor é mediador do ensinar e do aprender, ele que deverá planejar, e delegar as atividades pedagógicas, com o intuito de desenvolver o esforço do aluno, e claro, tendo muita atenção em suas necessidades no processo de aprendizagem, ter participação ativa, e de fundamental importância no sentido de compreender o que a criança pensa, suas dificuldades
...