Preferencia Alimentar Dos Jovens
Dissertações: Preferencia Alimentar Dos Jovens. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cydafazan • 15/2/2015 • 2.406 Palavras (10 Páginas) • 399 Visualizações
PROBLEMA
“A primeira etapa do método proposto por Popper é o surgimento do problema. Nosso conhecimento consiste no conjunto de expectativas, que forma como que uma moldura. A quebra desta provoca uma dificuldade: o problema que vai desencadear a pesquisa. Toda investigação nasce de algum problema teórico/prático sentido. Este dirá o que é relevante ou irrelevante observar, os dados que devem ser selecionados. Esta seleção exige uma hipótese, conjuntura e/ou suposição de guia ao pesquisador “meu ponto de vista é de (...) que a ciência parte de problemas; que esses problemas aparecem nas tentativas que fazemos para compreender o mundo da nossa experiência (experiência que consiste em grande parte de expectativas ou teorias, e também em parte em conhecimento derivado da observação, embora ache que não existe conhecimento derivado da observação pura, sem mescla de teorias e expectativas).” (MARCONI & LAKATOS; 2000)
- Quais fatores motivam os estudantes na escolha entre a merenda oferecida pela escola e os lanches comprados na cantina?
JUSTIFICATIVA
“É o único item do projeto que apresenta respostas à questão por quê? De sua importância, geralmente é o elemento que contribui mais diretamente na aceitação de pesquisa pela(s) pessoa(s) ou entidade(s) que vai (ão) financiá-la. Consiste numa exposição sucinta, porém completa das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem prática que tornam importante a realização da pesquisa.” (LAKATOS & MARCONI; 1992)
- Cada vez mais o público jovem representa um importante segmento de consumo. Possui cada vez mais liberdade para fazer suas escolhas e que tendem a durar até a fase adulta. Vários fatores sociais e econômicos influenciam neste comportamento alimentar, são eles: estereótipo de beleza imposto pelas diferentes formas de mídia; as alterações hormonais devido à entrada na puberdade; ser reconhecido em um grupo social entre outros. No gênero feminino o comportamento alimentar anormais e práticas inadequadas de controle de peso são mais frequentes. (bulimia, anorexia, transtornos alimentares).
Esses problemas podem ser entendidos como expressões de nível biológico, corpóreo, das disputas mercadológicas que se estabelecem no plano social, pois de um lado está às várias indústrias alimentares (fast foods) e de outro lado a indústria da magreza (beleza), ambas movimentando lucros exorbitantes para vários grupos econômicos. A busca desenfreada pelo corpo perfeito é considerada uma epidemia silenciosa.
OBJETIVO GERAL
“Está ligado a uma visão global e abrangente do tema. Relaciona-se com o conteúdo intrínseco, quer dos fenômenos e eventos, quer das ideias estudadas.” (LAKATOS & MARCONI; 2001)
- Através do projeto de pesquisa desenvolvida expor, aos estudantes, professores, diretores, e demais instituições as preferências e influencias das escolhas dos estudantes referente à sua alimentação e a importância da alimentação saudável dentro e fora da escola.
OBJETIVO ESPECÍFICO
“Apresentam caráter mais concreto. Tem função intermediária e instrumental, permitindo, de um lado atingir o objetivo e de outro explicá-lo a situações particulares.” (LAKATOS & MARCONI; 2001)
- Identificar como a alimentação influencia na saúde dos estudantes.
- Identificar quais os fatores sociais, econômicos que influenciam o comportamento alimentar dos estudantes.
- Identificar o porquê da escolha de certos alimentos e na rejeição de outros.
- Identificar até que ponto a escola e a família influenciam na sua alimentação.
REVISÃO DE LITERATURA
“O item referencial teórico representa a base teórica que vai fundamentar a reflexão e a argumentação do pesquisador.” (CRUZ & RIBEIRO; 2003)
A promoção da saúde permite que as pessoas adquiram maior controle sobre sua própria qualidade de vida. Através da adoção de hábitos saudáveis não só os indivíduos, mas também suas famílias e comunidade se apoderam de um bem, um direito e um recurso aplicável à vida cotidiana. (IRALA, 2001).
A escola é onde muitas pessoas aprendem, convivem, e trabalham onde alunos e professores acabam ficando um período e acabam sendo inseridos em programas de saúde que beneficiam a todos.
“A alimentação equilibrada e balanceada é um dos fatores fundamentais para o bom desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças e adolescentes.” (IRALA, 2001)
A alimentação de todos os indivíduos deve ter qualidade, além de quantidades nutricionais adequadas. A falta de alguns grupos de nutrientes pode resultar em vários tipos de doenças, como obesidade, desnutrição, anemia, etc. Por isso a importância de se aprender a se alimentar de forma correta, com qualidade e quantidades para suprir as necessidades do organismo e não ficar doente.
“A preferência e o padrão alimentar das crianças são moldados pela observação do comportamento alimentar de outras crianças, mas muito particularmente dos pais.” (VIANA, 2008)
O comportamento alimentar da criança sofre influência pelo estilo alimentar dos pais. Como por exemplo, a quantidade de comida que metem na boca, a frequência que fazem este movimento, a preferência por alimentos com mais valor energético e calórico. As crianças desde cedo aprendem o significado cultural e social dos alimentos, desenvolvendo deste modo preferências e rejeições e esses padrões se refletirão nas escolhas e no consumo e continuarão a evoluir e modificar por experiência a relação com os alimentos e conhecimentos adquiridos ao longo da vida.
As atitudes face aos alimentos determinam o padrão de consumo dos jovens. Estas mudam ao longo da adolescência até a idade adulta e são notoriamente diferentes nos rapazes e moças no que se refere às relações entre os alimentos e a evolução de peso. (VIANA, 2008)
Os jovens classificam a alimentação mais saudáveis as que são consumidas dentro de casa, junto com seus familiares. Já as menos saudáveis seriam as que são consumidas fora de casa, pois a falta de controle no seu consumo sendo ingerida à vontade. Os jovens sofrem influências do comportamento de outros jovens e o nível de satisfação do aspecto do corpo seria outro fator predominante, principalmente as moças que restringem o consumo de alimentos através de dietas a fim de perderem peso. Já os rapazes se preocupam mais em ganhar
...