Processos Educacionais e de Gestão
Por: Porfilia Araújo • 2/11/2019 • Trabalho acadêmico • 435 Palavras (2 Páginas) • 303 Visualizações
Processos educacionais e de gestão
PROF. DR. JADER RIBEIRO PINTO, CONCEITOS DE PROCESSOS EDUCATIVOS E DE GESTÃO: Gestão democrática escolar;
PROF. DR. JADER RIBEIRO PINTO, PROCESSOS EDUCATIVOS E DE GESTÃO: Teorias de gestão administrativa e de gestão educacional.
A gestão democrática escolar nada mais é do que a transformação da sociedade em cidadãos democráticos de Direito. A democracia teve seu marco com a constituição Federal de 1988, e junto veio a transformação da sociedade arbitrando-lhes a democracia. A instituição de maior influencia de aplicabilidade da democracia junto aos cidadãos é as escolas. Sendo assim para que se ensine a democracia, antes a instituição deve ser democrática. O princípio da gestão democrática, de acordo com Cury (2002) tem sido mais referido a eleição de diretores em escolas públicas. Mas essa eleição é apenas parte de um sistema democrático de ensino.
“A gestão democrática da educação é, ao mesmo tempo, transparência e impessoalidade, autonomia e participação, liderança e trabalho coletivo, representatividade e competência” (Cury, 2002).
O principal meio de se atingir a democracia escolar segundo Libâneo et al (2012) é através da participação, que vai desenvolver conhecimentos dos objetivos e metas a ser atingida pela a escola, causando assim um melhor envolvimento de todos os interessados.
Apesar de ser um tema considerado em muitas das vezes utópico, não deve sair dos Projeto Políticos Pedagógicos das escolas, e buscar por formas de faze-lo vir a existir, efetivando a busca incessante por essa democracia.
“O critério de efetividade, definido pelos teóricos da escola contemporânea, consiste na mensuração da capacidade de produzir a solução ou resposta desejada, o que supõe um compromisso real e verdadeiro com os objetivos sociais e as demandas políticas da comunidade” (HORA, 1998, p.39).
Entre os profissionais da educação não deve haver uma hierarquia de níveis e sim um desenvolvimento de atividades em prol de um mesmo objetivo envolvendo toda a organização.
“gestor escolar também é um educador e a gestão é igualmente um processo educativo” (Pereira, 2012, p 5).
As instituições escolares trazem em seus arcabouços algumas características de administração empresarial, como por exemplo as competências/ habilidades desejáveis a um gestor, que também é buscado no mundo empresarial, mas a educação busca formar pessoas enquanto as empresas buscam por lucro, dentre outras diferenças.
“comentam que certos princípios e métodos da organização escolar originam-se de experiências administrativas em geral, mas ressaltam que existem características muito diferentes das empresas industriais, comerciais e de serviços” (Libâneo et al 2012, p.435).
Por esse motivo as teorias administrativas devem ser consideradas na formação de um gestor escolar, pois podem desenvolver habilidades desejáveis e trazem conhecimentos indispensáveis para os gestão das escolas, levando em consideração suas diferenças organizacionais.
...