Pré - Projeto
Trabalho Escolar: Pré - Projeto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rosysantos04Hotm • 24/11/2014 • 1.591 Palavras (7 Páginas) • 398 Visualizações
GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – NEAD
ROSINEIDE MARIA DOS SANTOS
PRÉ-PROJETO
Pré-projeto apresentado à Comissão de Seleção do Curso de Especialização em Língua Portuguesa como requisito básico para candidatura à vaga para turma de 2014-2, na modalidade a distância.
PIO IX
2014
SUMÁRIO
1. TEMA ................................................................................................................... 02
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA .................................................................................. 02
3. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA......................................................................... 02
4. JUSTIFICATIVA .................................................................................................. 02
5. OBJETIVO GERAL............................................................................................ 03
6. METODOLOGIA ................................................................................................. 03
7. FONTES TEÓRICAS ........................................................................................... 05
1. TEMA
• O “internetês” e suas influências no ensino da Língua Portuguesa.
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
• As influências do “internetês” no ensino da Língua Portuguesa na terceira série do Ensino Médio da Escola Estadual Nossa Senhora do Patrocínio na cidade de PIO IX-PI.
3. PROBLEMA
Que influencias o “internetês” exercer no ensino da Língua Portuguesa?
4. JUSTIFICATIVA
A Internet configura uma nova era, a era da tecnologia, da criação de redes de relações interpessoais. Pensando em uma formação plena que considere a realidade dos alunos da 3ª série ensino médio, percebe-se a necessidade de se investigar a influência da Internet no vocabulário desses jovens. O uso dessa linguagem peculiar, no entanto, já começa a influenciar a escrita de adolescentes em sala de aula e preocupa os educadores.
É importante investigar os gêneros digitais e seu efeito sobre a linguagem, assim como o papel da linguagem nessas tecnologias, observando as peculiaridades dessa nova forma de comunicação e as suas implicações na Língua Portuguesa. Os gêneros digitais estabelecem novas relações entre os sujeitos e a linguagem. Esta situação dialógica virtual inédita traz um fenômeno crescente e para alguns, muito preocupante, a ortografia digital.
A comunicação linguística precisa apoiar-se constantemente no conhecimento de várias coisas que não são linguísticas, ou seja, em informações gerais sobre o mundo. Quando um internauta envia uma mensagem, o receptor tem de colocar em jogo seu conhecimento de mundo, localizar a parte desse conhecimento que é relevante para a compreensão do discurso eletrônico e construir pontes de sentido que amarram o texto, fazendo dele uma unidade. É fato que os jovens interagem utilizando uma linguagem peculiar.
Percebe-se, no entanto, que há certa resistência dos professores em estudar, desconstruir e procurar entender a influência da comunicação on-line na vida desses jovens. Dessa forma surgem os questionamentos: Essa influência é tão negativa assim para ser ignorada nas escolas? Essa linguagem é prejudicial à Língua Portuguesa? E quanto a essa prática de interação, o que ela sinaliza em termos de relacionamento?
A escola, como espaço de contextualização da realidade, não pode ficar alheia a esta tendência, sendo que não se trata de defender ou condenar esta nova linguagem, mas de considerá-la, de se pesquisar sobre ela e conscientizar os alunos, tanto do seu uso no espaço adequado, como da necessidade de interação real, com pessoas reais.
A linguagem da internet é um fenômeno que está presente, principalmente, no cotidiano de milhões de adolescentes, ignorá-la é estagnar no tempo. No entanto, a função da escola é, e continua sendo, propiciar ao aluno o contato com a variedade padrão que funciona como moeda de troca (nos termos de Bourdieu, 2008) no mercado linguístico. Como então lidar com esse fenômeno e sua influência na escrita do aluno e ao mesmo tempo oferecer aos discentes condições de usar, com eficiência, a variedade padrão?É o desafio do século para todos os professores de língua portuguesa.
A meta da educação é orientar o indivíduo no sentido de uma nova consciência para que este possa atuar, interagir e tentar transformar a sociedade. Trazendo este conceito para o campo do ensino do português, chega-se a conclusão de que é tão importante ensinar ao aluno o respeito às variedades linguísticas quanto o ensino da variedade padrão, pois assim existirá uma contribuição para que este possa compreender o seu mundo e o mundo dos outros falantes ao seu redor e não se transforme em mais um ser preconceituoso que despreza o jeito de falar de sua comunidade e até mesmo dos membros de sua família.
Tendo consciência do aspecto variável da língua, o aluno também saberá colocar-se comunicativamente em cada grupo no qual tiver que participar de maneira formal ou informal. E assim, o discente vai aprendendo a lidar com as diferenças e passará a ter um comportamento adequado e mais compreensível com relação a estas diferenças.
A linguagem usada na internet, de um lado, exerce sedução nos jovens internautas, porque facilita a interação e o aceso à informações produzidas virtualmente e sem nenhuma sistematização. Por outro lado, provoca vários questionamentos acerca do uso da variedade padrão ensinada nas escolas, a ponto de produzir, até mesmo no âmbito da própria internet, discussões sobre
...